PENSAMENTO COMPUTACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DOCENTE EM RELAÇÃO À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

GILSIMAR FRANCISCO DE SOUZA

Resumo


Atualmente, a revolução tecnológica em curso impulsiona a digitalização da sociedade, exigindo uma adaptação escolar resiliente, especialmente durante as aulas remotas provocadas pela pandemia de Covid-19. Nesse contexto surgem as perguntas: qual é o nível de conhecimento dos professores de matemática da educação básica sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Como os professores de matemática usaram as tecnologias digitais para ensinar matemática no contexto da pandemia de Covid-19? Qual é o impacto, na visão dos professores de matemática, de uma formação em pensamento computacional, levando em consideração o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino remoto durante a pandemia? Com essas inquietações, surgiu a presente pesquisa, que procura compreender esse processo. Para que isso fosse possível, estabeleceu-se como objetivo geral entender o que os professores de matemática da educação básica de escolas públicas estaduais da cidade de Itumbiara-GO conhecem sobre a BNCC e que TDIC utilizaram nas aulas remotas, para amparar a criação e a aplicação de um curso de formação para esses docentes. O referencial teórico está pautado na discussão do que é Pensamento Computacional (PC), panorama das mudanças na educação brasileira, TDIC no ensino, formação de professores em relação à tecnologia, parte geral/comum e diversificada da BNCC e teorias educacionais que embasam o PC. A metodologia utilizada foi mista, aplicando estatística e análise de questionário com respostas abertas. Um questionário foi aplicado a 24 professores de matemática de escolas públicas do município de Itumbiara-GO para entender a perspectiva desses docentes em relação ao que conhecem da BNCC, juntamente com a visão da utilização de recursos digitais durante a pandemia. Para a análise dos dados da primeira parte do questionário, foi realizada estatística inferencial com teste de correlação de Pearson e alfa de Crombach, com a escala Likert; já para a segunda parte foi feita uma estatística usando porcentagens, com tabelas e gráficos para apresentação dos resultados. Com os dados examinados, constatou-se que era viável a produção e aplicação de uma formação para os professores. Escolheu-se o workshop com a metodologia de design instrucional ADDIE. Foram realizadas etapas sequenciais: análise inicial com questionário, criação de planos de ensino, desenvolvimento de atividades práticas, implementação do curso e avaliação por meio de questionário com feedback dos docentes. Após a aplicação do questionário, constatou-se que os professores possuíam lacunas no conhecimento da BNCC, especialmente em relação aos itinerários formativos e projetos integradores. Além disso, observou-se uma evolução no uso de recursos digitais durante a pandemia, demonstrando um maior entendimento da importância da tecnologia no ensino. Com base nessas respostas, foi ministrada uma formação em pensamento computacional para os professores de matemática de maneira remota. Posteriormente, um novo questionário foi aplicado, e a análise de Bardin revelou que os professores compreenderam e apreciaram a proposta apresentada da aplicação de pensamento computacional utilizando algoritmos e linguagem de programação. Para finalizar, a partir dos resultados desta pesquisa, surgem oportunidades para explorar novas propostas que investiguem a implementação do pensamento computacional em sala de aula

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