ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DAS ESCUTAS E ANSEIOS À CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA

THIAGO DA SILVA E SILVA

Resumo


A tese aborda a temática das Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD), mais especificamente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. No intuito de responder ao problema de pesquisa “Como os processos de escuta e implementação de uma formação continuada podem promover a Política Nacional de Educação Especial para estudantes com AHSD no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) campus Sapucaia do Sul?”, essa investigação teve por objetivo geral “investigar os processos de escuta e implementação de uma formação continuada, junto à comunidade escolar, que possam promover a Política Nacional de Educação Especial para estudantes AHSD no IFSul campus Sapucaia do Sul”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de observação participante e análise de dados descritiva interpretativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três grupos: estudantes com AHSD; professores de Matemática e gestores, para saber desde percepções sobre a temática de AHSD, perpassando questões sobre identificação e atendimento, características de estudantes com AHSD e apoio institucional. Com base nas escutas e anseios provenientes dessas entrevistas, foi formulada uma formação continuada de quatro encontros, sendo o primeiro protagonizado por dois estudantes com AHSD que trouxeram seus relatos sobre como foi seu processo de identificação, suas histórias de vida e realidade escolar; já o segundo encontro foi destinado a trazer aspectos legais, teóricos e socioemocionais da área, tendo em vista embasar o trabalho docente e pedagógico da instituição; o terceiro deu voz aos professores de estudantes com AHSD, trazendo suas trajetórias e trabalhos junto a esses alunos, desmistificando muito do que se imagina sobre a temática; o quarto encontro efetivou à avaliação da formação e a escuta sobre perspectivas para o futuro. Os resultados das entrevistas apontam que embora os docentes e gestores tenham conhecimentos iniciais sobre a temática, falta aprofundamento e profissionalização, o que justifica a construção e implementação da formação continuada aqui trabalhada. Já relativo aos estudantes, os resultados das entrevistas indicam que eles reconhecem a presença de atividades no campus, principalmente na forma de projetos, embora ressaltem que tais atividades só acontecem quando eles solicitam aos professores, o que demonstra uma necessidade de promoção de processos de identificação de potencialidades e de elaboração de projetos devidamente conectados aos seus interesses. No que tange à implementação da formação continuada, os docentes de Matemática e gestores consideraram como pontos positivos a participação de estudantes com AHSD com suas histórias de vida, assim como a forma estratégica como a ordem dos encontros foi pensada e a qualidade e estruturação do material utilizado no encontro sobre aspectos teóricos, legais e socioafetivos. Como pontos a melhorar, indicaram a abordagem de instrumentos de identificação de estudantes com AHSD. Por fim, tanto as escutas quanto a implementação da formação continuada proporcionaram a promoção da Política Nacional de Educação Especial (2008) para os estudantes com AHSD do campus, ao comprometer-se com orientações aos docentes de Matemática e gestores sobre a oferta de atendimento educacional especializado, ao ofertar formação continuada não somente aos professores de Matemática mas também aos gestores que são os principais articuladores para a ação docente com estudantes AHSD, assim como ao articular diversos setores do campus (dentre os gestores) para a promoção de ações e políticas públicas em nossa comunidade.

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