OS IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MANAUS (AM)

ERIBERTO BARROSO FAÇANHA FILHO

Resumo


Diante das recentes mudanças na legislação educacional brasileira, há a necessidade de realizar estudos detalhados sobre sua aplicação e seus impactos nas escolas, especialmente no que tange os professores da educação básica. Com base em tal premissa, a presente tese buscou investigar os impactos da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Amazonense (RCA) na formação continuada dos professores de Matemática nas escolas estaduais da cidades de Manaus (AM), com seguinte problema de pesquisa: quais são os possíveis impactos da implementação da BNCC e do RCA na formação continuada dos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental nessas escolas? Com esta finalidade, foi realizada uma revisão da literatura centrada nas seguintes temáticas: BNCC (Brasil, 2018a), RCA (Amazonas, 2019), concepção de currículo (Barrow, 1984; Forquin, 1995; Rodrigues; Groenwald, 2019; Sacristán, 2000; Silva, T., 1996), política e ações educativas (Czigel; Mondini; Pavanelo, 2019), formação continuada de Professores (Gatti, 2010; Imbernón, 2011; Nóvoa, 2002) e desenvolvimento do conhecimento (Justo, 2009; Libâneo, 2001; Mizukami, 2007; Rodrigues, 2022). Foi adotada uma pesquisa do tipo exploratório, de característica qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo (Bardin, 2011) e na análise de discurso (Orlandi, 2012). Posteriormente, 75 professores responderam a um questionário. Destes, 45 o responderam antes de uma formação continuada específica de Matemática (GRUPO 1) e 30, após essa formação (GRUPO 2). Na pesquisa, além dos professores, também participaram 20 gestores e cinco formadores. O período da pesquisa ocorreu de 2020 a 2022, com participantes que atuavam em 75 escolas. Ressalta-se, no entanto, que uma parcela dos professores do GRUPO 1 já havia passado por formações continuadas não específicamente relacionadas com a Matemática. Os resultados foram examinados por meio da Análise de Conteúdo e Estatística Descritiva, com exceção das respostas dos formadores que foram analisadas com a Análise de Discurso. Nesse sentido, houve evidências de que a implementação da BNCC e do RCA na formação continuada de professores de Matemática pode contribuir para a prática pedagógica e a metodologia de ensino do docente em sala de aula, especialmente em relação às novas práticas educacionais e metodologias aplicadas. Além disso, se os processos formativos forem realizados especificamente na área de atuação dos docentes envolvidos essa contribuição é maior. Da mesma forma, houve a percepção por parte dos participantes de que as competências e habilidades essenciais da BNCC e RCA podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Nessa perspectiva, o incentivo dos gestores é fundamental para a formação continuada, assim como a participação ativa dos formadores no atendimento às demandas educacionais dos professores em relação à Matemática e à compreensão sobre a BNCC e o RCA. Outro aspecto destacado foi a importância da infraestrutura das escolas para a implementação e acompanhamento da BNCC e do RCA no estado do Amazonas.

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