OS IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MANAUS (AM)
Resumo
Diante das recentes mudanças na legislação educacional brasileira, há a necessidade de realizar estudos detalhados sobre sua aplicação e seus impactos nas escolas, especialmente no que tange os professores da educação básica. Com base em tal premissa, a presente tese buscou investigar os impactos da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Amazonense (RCA) na formação continuada dos professores de Matemática nas escolas estaduais da cidades de Manaus (AM), com seguinte problema de pesquisa: quais são os possíveis impactos da implementação da BNCC e do RCA na formação continuada dos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental nessas escolas? Com esta finalidade, foi realizada uma revisão da literatura centrada nas seguintes temáticas: BNCC (Brasil, 2018a), RCA (Amazonas, 2019), concepção de currículo (Barrow, 1984; Forquin, 1995; Rodrigues; Groenwald, 2019; Sacristán, 2000; Silva, T., 1996), política e ações educativas (Czigel; Mondini; Pavanelo, 2019), formação continuada de Professores (Gatti, 2010; Imbernón, 2011; Nóvoa, 2002) e desenvolvimento do conhecimento (Justo, 2009; Libâneo, 2001; Mizukami, 2007; Rodrigues, 2022). Foi adotada uma pesquisa do tipo exploratório, de característica qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo (Bardin, 2011) e na análise de discurso (Orlandi, 2012). Posteriormente, 75 professores responderam a um questionário. Destes, 45 o responderam antes de uma formação continuada específica de Matemática (GRUPO 1) e 30, após essa formação (GRUPO 2). Na pesquisa, além dos professores, também participaram 20 gestores e cinco formadores. O período da pesquisa ocorreu de 2020 a 2022, com participantes que atuavam em 75 escolas. Ressalta-se, no entanto, que uma parcela dos professores do GRUPO 1 já havia passado por formações continuadas não específicamente relacionadas com a Matemática. Os resultados foram examinados por meio da Análise de Conteúdo e Estatística Descritiva, com exceção das respostas dos formadores que foram analisadas com a Análise de Discurso. Nesse sentido, houve evidências de que a implementação da BNCC e do RCA na formação continuada de professores de Matemática pode contribuir para a prática pedagógica e a metodologia de ensino do docente em sala de aula, especialmente em relação às novas práticas educacionais e metodologias aplicadas. Além disso, se os processos formativos forem realizados especificamente na área de atuação dos docentes envolvidos essa contribuição é maior. Da mesma forma, houve a percepção por parte dos participantes de que as competências e habilidades essenciais da BNCC e RCA podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Nessa perspectiva, o incentivo dos gestores é fundamental para a formação continuada, assim como a participação ativa dos formadores no atendimento às demandas educacionais dos professores em relação à Matemática e à compreensão sobre a BNCC e o RCA. Outro aspecto destacado foi a importância da infraestrutura das escolas para a implementação e acompanhamento da BNCC e do RCA no estado do Amazonas.
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