A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE O SEU ENSINO SOB A PERSPECTIVA DE PRÁTICAS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CARAVELAS/BA
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação em Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que tem como questão norteadora: De que modo tem sido conduzido o estudo da Geometria nos Anos Iniciais da Educação Básica na rede pública do município de Caravelas/BA? Na busca por evidências que permitam responder a essa questão, estabeleceuse como objetivo geral: investigar o ensino de Geometria nos Anos Iniciais de escolarização no município de Caravelas-BA, buscando identificar, a partir do ideário e da prática pedagógica dos professores, como esse ensino tem sido conduzido. Para tanto, toma-se como referência pesquisas que discutem experiências envolvendo a Geometria nas salas de aulas dos Anos Iniciais, que inclui documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular, e o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como ferramenta analítica os pressupostos da análise textual discursiva. A produção de dados ocorreu por meio da análise do documento curricular referencial municipal, diários de classe, cadernos de planejamento de professor, livros didáticos e aplicação de questionários, contando com a participação de 45 docentes. Embora, os resultados apontem a carência de formação continuada e a falta de recursos na escola como aspectos que dificultam o trabalho com a Geometria, observa-se que o seu ensino pautado, sobretudo, em abordagens sobre figuras planas e espaciais, localização espacial, ângulos, polígonos e simetria vem adentrando de forma gradativa nas aulas de Matemática, atendendo em parte o que propõe a BNCC. Para além do livro didático, que é muito utilizado e tem contribuído como apoio às práticas geométricas, os professores apontaram para um trabalho com a Geometria que valoriza o uso de materiais concretos, dobraduras, jogos, aula expositiva, relações com o cotidiano e a integração com outras áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, considerando a importância do conhecimento pleno desta unidade temática da área de Matemática, que se constitui como uma aprendizagem essencial para o desenvolvimento matemático integral do aluno, recomendam-se formações continuadas em Geometria, que considerem não só o que aponta a BNCC, mas também experiências prévias e uma organização das práticas que considerem o apresentado no âmbito do modelo de van Hiele, tendo em vista qualificar tais práticas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.