EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RECORTE SOBRE ESCOLAS ESPECIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

MARINA ANDRADES FELIPE

Resumo


A pesquisa situa-se dentro da Educação Especial no Município de Porto Alegre, e está norteada por meio da pergunta: “Como se articula a Educação Matemática no contexto das escolas especiais do município de Porto Alegre?”, com o objetivo de investigar como se articula a Educação Matemática no contexto das Escolas Especiais Municipais. Para atingir os objetivos específicos, foi necessário conhecer a história da Educação Especial para contextualizar a pesquisa, desde o tratamento com as crianças no passado até as estruturas das Escolas Especiais nos dias atuais, especialmente no local de pesquisa, o município de Porto Alegre. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica para conhecimento da história e estrutura da Escola Especial, um questionário aplicado a todos os professores que atuam nas quatro Escolas Especiais do município, entrevistas semiestruturadas com professoras que ensinam matemática em uma das escolas, e ainda a observação de estrutura e atividades pedagógicas in loco desta mesma escola. Foi possível verificar a mudança de olhar da mantenedora para com a Educação Especial, com uma estrutura pensada e adaptada no final da década de 90, e que atualmente demonstra que as decisões estão concentradas ao espaço das Escolas Especiais. Ainda, apresenta-se dados sobre a formação do professor que atua na Escola Especial, suas opiniões acerca das legislações, e da aplicabilidade real dessas leis. O conhecimento sobre a estrutura da Escola Especial e a validação da Educação Matemática dentro desse espaço também são apresentados, destacando as habilidades dos Campos de Experiência que são vivenciados e, por vezes, não percebidos pelas educadoras como ensinar Matemática. A análise se baseou em compreender a estrutura da Educação Especial em um município de grande porte, especialmente por meio da vivência direta em um desses espaços, abriu inúmeras possibilidades para repensar a prática pedagógica como educadora. Historicamente, a educação especial tem sido marcada por processos de segregação de estudantes com deficiência, seguidos por esforços para integrar esses indivíduos à sociedade, e faz-se necessário por mais vezes o movimento de se debruçar nos mais diversos espaços ocupados, o que conseguimos realizar nessa pesquisa.

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