LITERACIA FINANCEIRA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS COM UM AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAROLINA RODRIGUES DIAS

Resumo


O trabalho apresenta o tema Educação Financeira aliado aos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de uma Literacia Financeira. O problema desta pesquisa foi: quais as contribuições de um Ambiente Digital de Aprendizagem (ADA) com o tema Educação Financeira para o Currículo de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental? Este trabalho teve por objetivo geral investigar as possíveis contribuições do uso de um Ambiente Digital de Aprendizagem, envolvendo o tema Educação Financeira, para o desenvolvimento da Literacia Financeira (LF) ao longo do Currículo de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, foram traçados os seguintes objetivos específicos: investigar o conceito de literacia Matemática, buscando vinculá-lo ao contexto de uma Educação Financeira de forma a definir pilares para uma Literacia Financeira; implementar (desenvolver, aplicar e avaliar) um Ambiente Digital de Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental, aliado o tema Educação Financeira, visando o desenvolvimento de uma Educação Matemática Crítica; e identificar as contribuições de um Ambiente Digital de Aprendizagem para o desenvolvimento da Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental. A investigação, está inserida em uma perspectiva qualitativa, na qual foi elaborado um Ambiente Digital de Aprendizagem para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando três temas centrais e, em cada um deles, foram desenvolvidos subtemas, sendo eles: trabalho e renda – salário-mínimo, reajuste do salário, itens da cesta básica, salário comprometido e descontos no salário; consumo – influência da publicidade no comportamento do consumidor, consumismo, cartão de crédito, hábitos sustentáveis de consumo, energia elétrica; e planejamento financeiro – orçamento e hábito de poupar. A fase de desenvolvimento com um grupo de alunos contou com a aplicação de um questionário inicial visando delinear os perfis dos participantes, o desenvolvimento do tema Trabalho e Renda e um questionário final para avaliar as potencialidades e fragilidades do ADA, bem como o desenvolvimento da Literacia Financeira por parte dos estudantes. A aplicação foi realizada com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada do município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados revelam uma evolução significativa na consciência crítica dos alunos participantes em relação à temática de Trabalho e Renda. Ao longo da análise do ADA, foi evidente o progresso no desenvolvimento do conceito de Literacia Financeira. Contudo, identifica-se uma lacuna na compreensão matemática, especialmente nos subtemas dos descontos salariais e no conceito de receita líquida. Essa lacuna aponta para a necessidade premente de reforçar a compreensão dos alunos sobre esses temas, demandando explicações mais detalhadas e abrangentes dentro do próprio ADA.

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