AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DE REDE: UM OLHAR SOBRE A PERCEPÇÃO DOS GESTORES E PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA

EDINALVA MARIA DA SILVA VIANA

Resumo


A avaliação educacional é uma ação constante na prática educativa e permeia as ações docentes no processo de ensino e aprendizagem. À medida que os resultados das avaliações são analisados, surge a possibilidade de observar para acompanhar os avanços, as dificuldades, bem como para analisar e reorganizar as intervenções pedagógicas. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos gestores e dos professores de Matemática de uma Escola da Rede Municipal de Fortaleza, sobre as Avaliações Diagnósticas de Rede em Matemática como subsídio para identificar necessidades e possibilidades de melhoria da aprendizagem dos estudantes. O referencial teórico discute a origem das avaliações em larga escala no contexto global, no Brasil e no contexto educacional, assim como, debate sobre o olhar da gestão escolar no processo de avaliação perante o compromisso e a qualidade de ensino, e sobre a coordenação pedagógica como mediadora da formação continuada de professores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso. Participaram desta investigação uma diretora, duas coordenadoras pedagógicas, cinco professores e dois monitores de Matemática que atuam na rede municipal de ensino de Fortaleza. Buscou-se compreender de forma mais específica a contribuição do processo formativo realizado no contexto da escola em relação às avaliações externas, por meio da Oficina “Conhecer para Intervir”, a qual é uma ação específica da Rede, refletindo sobre os aspectos relevantes e os pontos de atenção que envolvem a temática. Os dados foram coletados por meio de questionário no Google Formulários e por um roteiro de observações no lócus da pesquisa. O exame das respostas baseou-se na análise de conteúdo no sentido de compreender as necessidades formativas dos gestores, dos professores e monitores de Matemática da escola em relação à intencionalidade da Rede quanto à aplicação das Avaliações Diagnósticas de Rede periódicas. Como resultados, os participantes revelaram que o acompanhamento sistemático da gestão e as oficinas formativas possibilitam aos professores ampliarem o repertório metodológico em sala de aula, assim como perceberem a evolução de aprendizagem dos estudantes tendo como referencial os dados obtidos pelas avaliações externas, dando-lhes parâmetros para análises mais profundas quanto à defasagem ou não das aprendizagens dos alunos. Esta pesquisa destaca a importância da formação continuada no contexto da escola e reflete sobre a necessidade de uma ação conjunta em relação à melhoria da aprendizagem e das práticas docentes. Constatou-se, pela análise dos percentuais de acertos nas ADRs, em Matemática, que os estudantes apresentam dificuldades em suas construções de saberes e que necessitam de constante intervenção para a melhoria de desempenho nas avaliações externas, e a escola tem envidado grande esforço nesse sentido. A pesquisa proporcionou uma percepção real do envolvimento da comunidade escolar em busca de proporcionar uma boa estrutura de ensino e aprendizagem. Assim, reforça-se a necessidade de os processos formativos serem realizados de forma contínua, pois estes proporcionam reflexões importantes para as tomadas de decisões quando se trata de estratégias de intervenção para a recuperação das aprendizagens dos estudantes, e, quando necessário, a mudança de atitude nas práticas docentes.

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