APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
Resumo
Este estudo desenvolveu uma investigação sobre a implementação de Metodologias Ativas no Ensino de Matemática, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O objetivo foi investigar se a utilização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas em sala de aula, no ensino das operações de multiplicação e divisão com Números Naturais, proporciona uma abordagem interativa e minimiza as dificuldades dos estudantes, tanto em relação ao conteúdo quanto aos sentimentos. Teve como referencial teórico temas como os fundamentos da Matemática, o medo da Matemática, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Problemas. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa e formato de estudo de caso, envolveu 28 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Durante 16 aulas, foi aplicada a metodologia da ABP, utilizando recursos diversos como jogos do dominó matemático, material dourado, bingo pedagógico, bem como recursos digitais como a lousa interativa e o aplicativo Tuxmath. Durante as atividades, a qualidade foi avaliada por meio do registro de observações do professor pesquisador e a aplicação de um questionário antes e depois da intervenção. Os resultados indicaram mudanças significativas na percepção dos alunos sobre a Matemática, comparando o contexto antes e depois das aulas que utilizaram a técnica pedagógica da ABP. Esses achados levantam a questão da importância de práticas pedagógicas que potencializem as habilidades dos alunos, promovam a autonomia e, principalmente, envolvam atividades significativas. Tais fatores podem contribuir para desmistificar o medo e a ansiedade em relação à Matemática, resultando em uma aprendizagem de maior qualidade para os alunos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.