O PROGRAMA APRENDER MAIS E OS IMPACTOS NAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA/CE NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Resumo
A presente investigação teve por objetivo geral analisar os impactos do Programa Aprender Mais nos resultados das ADR quanto a aprendizagem Matemática de alunos do 6º ano de uma escola municipal de Fortaleza. Assim como planejar estratégias de ensino e mediação no contexto do Programa Aprender Mais de modo a majorar as aprendizagens matemáticas; avaliar periodicamente os alunos do 6º ano quanto a aprendizagem matemática por meio das ADR municipais; analisar quais estratégias de ensino e de mediação se mostram eficientes sobre a majoração da aprendizagem matemática dos estudantes participantes do Programa Aprender Mais. Nossa pesquisa, de natureza qualitativa do tipo colaborativa, se respalda nos pressupostos conceituais de estudos acerca da avaliação. Para além disso nos reportamos aos estudos acerca do Ensino de Matemática e o uso de jogos pedagógicos. Essa pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Fortaleza e contou sete procedimentos metodológicos, como aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa; seleção das turmas para pesquisa (grupo experimental e grupo piloto); aplicação das ADR (pré-teste); acompanhamento e intervenção nos encontros de formação dos monitores do Programa Aprender Mais no interior da escola; acompanhamento das sessões de atividades em grupos junto aos alunos e os monitores do programa; aplicação das ADR (pós-teste); e análise dos dados. Para tanto selecionamos duas turmas do 6º ano do ensino fundamental II – uma constituiu-se como grupo experimental (GE) e o outro como grupo controle (GC), sendo este último o grupo que não participou dos encontros do Programa Aprender mais via pesquisa. A análise dos dados permitiu organizar nossa investigação em três grandes categorias, as quais trataram sobre análise dos resultados das ADR comparando esses resultados dentre os dois grupos; sobre a análise das atividades do Programa Aprender Mais vividas pelo grupo experimental; e sobre a análise do desempenho individual/por aluno na aprendizagem matemática em sala de aula em relação aos resultados da ADR. Constatamos uma grande diferença nos resultados das ADR iniciais e final do grupo experimental, bem como revelou uma disparidade significativa nesses resultados quando comparamos os dois grupos (GE, GC). Nossa pesquisa também revelou que os alunos do GE no pós-teste superaram dificuldades presentes na avaliação inicial. E diminuíram significativamente o número de questões errôneas. Nossa pesquisa revela a necessidade urgente de represarmos o ensino da matemática e a apropriação dos jogos para a majoração do desempenho dos estudantes nessa área, visto que o uso de jogos no ensino da matemática pode contribuir para o desenvolvimento de um senso de autonomia e confiança nos alunos, fatores essenciais para o bom desempenho em avaliações que exigem habilidades de autogestão e controle emocional.
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