ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM OS CONCEITOS DE QUANTIDADES NUMÉRICAS

ANA ANGÉLICA NUNES PAIVA

Resumo


A Educação Infantil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve respeitar dois eixos estruturantes: interações e brincadeiras. Abordar conceitos matemáticos neste nível de ensino traz a necessidade de buscar estratégias para direcionar o trabalho dos professores da Educação Infantil, principalmente no que diz respeito a uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. O presente trabalho tem como tema: Estratégias para o Ensino da Matemática na Educação Infantil , e apresenta uma proposta para o ensino de Matemática de forma motivadora, atrativa e eficaz para a aprendizagem das crianças do Ensino Infantil. Durante o desenvolvimento deste trabalho foi aplicada e analisada uma estratégia para a aprendizagem dos conceitos de quantidade na Educação Infantil, através das brincadeiras com massa de modelar. O seguinte trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, que para coleta de dados foi auferida por pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa participativa. A partir de uma Sequência Didática elaborada para a Educação Infantil, com o uso de massa de modelar e relacionando conceitos matemáticos, os dados foram analisados. Apontamentos pela pesquisadora, no diário de campo serviram de suporte para a análise dos resultados. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Fortaleza, no Estado do Ceará, com estudantes de uma turma do Ensino Infantil V, com crianças de 5 e 6 anos de idade. A partir deste estudo e possível concluir que a Matemática quando é ensinada de maneira apropriada, torna a aprendizagem prazerosa e interessante, acabando com possíveis preconceitos sobre educação matemática. Ao longo de nossa pesquisa, destacamos a importância de abordagens que visassem superar possíveis resistências ao aprendizado dessa disciplina, às quais podem prejudicar significativamente o desempenho acadêmico das crianças. Diante dessas considerações, espera-se oportunizar ampliação de saberes para os aprendizes, desde a Educação Infantil, preparando esse sujeito para o protagonismo crítico, autônomo e letrado no mundo da Matemática.

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