DESVENDANDO LACUNAS: UMA ANÁLISE DO MODELO TPACK E DO USO DE TDICs POR DOCENTES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O avanço tecnológico não apenas permite novidades na geração de conhecimento e sua atualização, mas também amplia a quantidade de informações, resultando em novas formas de produção e representação do saber. Esse cenário traz novas oportunidades no campo educacional contemporâneo, e a escola, como local de construção do saber, precisa estar ciente dessa realidade. Diante disso, o objetivo desta dissertação centrou-se em Investigar as lacunas dos docentes de Matemática em relação ao uso de TDICs e a efetividade de suas habilidades TPACK no Ensino Fundamental. A abordagem foi qualitativa, do tipo exploratória e bibliográfica, desenvolvida em Fortaleza/Ceará na Regional 2, com 30 docentes de Matemática do Ensino Fundamental de 1º ao 9º Ano da Rede Pública. A coleta dos dados ocorreu por meio do Questionário TPACK (QTPACK) on-line via Google Forms, no mês de julho de 2024. Os resultados do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) desencadearam a reflexão de que a metade dos professores participantes da pesquisa não conseguem selecionar e nem usar estratégias que combinem conteúdo, tecnologia e abordagens de ensino na sala de aula. No qual ao Conhecimento do Conteúdo (CK) a metade dos professores apontaram possuir conhecimento suficiente em relação à Matemática; no Conhecimento Pedagógico (PK) a metade dos professores sentem-se confiantes em criar, adotar e orientar tarefas desafiadoras para os alunos, contribuindo na aprendizagem; no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) a metade apontaram que consegue ajudar os alunos apenas de forma verbal e lidam com os erros conceituais sem uso de tecnologia; no Conhecimento do Tecnológico (TK) mais da metade dos docentes conseguem e possuem habilidades para aprender e utilizar o computador e mídias sociais; no Conhecimento Tecnológico Pedagógico (TKP) menos da metade são capazes de ajudar os alunos a utilizar a tecnologia por conta própria e no Conhecimento Tecnológico do Conteúdo (TCK) mais da metade apontam ser capazes de usar a tecnologia para pesquisar sobre a conteúdos de Matemática. Portanto, concluímos que as lacunas encontradas não só restringem a habilidade dos educadores em empregar as TDICs como instrumentos de ensino, mas também afetam a qualidade da educação e a participação dos alunos. A carência de capacitações impede que os docentes explorem de maneira eficaz o potencial das tecnologias disponíveis para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. Assim, é fundamental a criação de programas de formação continuada que foquem especificamente no aprimoramento do TPACK.
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