EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO AMAZONAS: ESTRATÉGIAS DIDÁTICOMETODOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta pesquisa investigou as estratégias didático-metodológicas consideradas importantes para Educação Matemática, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que possibilite a aprendizagem dos estudantes nas escolas estaduais de Educação em Tempo Integral, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na zona norte do município de Manaus, no estado do Amazonas. O problema de pesquisa foi: Quais são as estratégias didático-metodológicas consideradas importantes para Educação Matemática, na perspectiva da BNCC, que possibilite a aprendizagem dos estudantes nas escolas estaduais de Educação em Tempo Integral, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na zona norte do município de Manaus, no Estado do Amazonas? O objetivo geral foi investigar as estratégias didático-metodológicas consideradas importantes para Educação Matemática, na perspectiva da BNCC, que possibilite a aprendizagem dos estudantes nas escolas estaduais de Educação em Tempo Integral, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na zona norte do município de Manaus, no estado do Amazonas. Foi realizada uma revisão de literatura sobre a temática estudada para conhecer as pesquisas que já abordaram esse tema, juntamente com um referencial teórico que explora a História da Educação em Tempo Integral no Brasil, a História da Educação Matemática e a BNCC, as estratégias didático-metodológica para o ensino da Educação Matemática para a etapa de ensino pesquisada. Trata-se de um estudo de caso que se valeu da metodologia com abordagem mista, em que se utilizou o questionário e a ficha de observação como instrumentos para coleta de dados. Também foi estudado o desempenho das escolas pesquisadas nas avaliações em larga escala da rede estadual do Amazonas, como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) e Avaliação da Aprendizagem do Amazonas (AVAM). De posse dos dados coletados com os participantes da pesquisa, das leituras realizadas e da análise documental, realizou-se a análise dos resultados e implementou-se uma formação continuada com os professores das escolas envolvidas, visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dessas escolas, propondo caminhos didático-metodológicos em Educação Matemática que contribuam para qualificar a aprendizagem dos estudantes nas escolas de Educação em Tempo Integral. As unidades temáticas de Educação Matemática foram trabalhadas na formação continuada dos professores, a partir de diversas estratégias didático-metodológicas. Os resultados apontam que foi possível conhecer as estratégias utilizadas pelos professores que ensinam Matemática como: uso de jogos, material concreto e mídias digitais. Eles destacaram a carência de recursos didáticos para auxiliar na implementação de suas estratégias didático-metodológicas; necessidade de formação continuada sistemática. Outras estratégias encontradas a partir da literatura foram: ambientes de aprendizagens inovadores, resolução de problemas, uso dos livros didáticos do PNLD, materiais manipulativos, recursos didáticos diversos como filmes, músicas, software, dentre outros, que foram levados aos professores por meio da formação continuada. Conclui-se que as estratégias didático-metodológicas podem auxiliar os professores no processo de ensino nas escolas em Tempo Integral, favorecendo para a aprendizagem significativa dos educandos na etapa pesquisada. Contudo, é preciso que elas estejam contextualizadas com a necessidade de aprendizagem, para que o ensino seja prazeroso e faça sentido aos estudantes.
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