CONSTRUINDO E DISCUTINDO O DIAGNÓSTICO SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE RORAIMA: PROPOSIÇÃO DE UM PROGRAMA INTERINSNTITUCIONAL
Resumo
Este trabalho aborda as questões ambientais do sul Estado de Roraima, por meio da
elaboração de um diagnóstico da Educação Ambiental, construído na e com as
comunidades e suas instituições nos seguintes municípios: Caroebe, São João da Baliza,
São Luiz do Anauá e Rorainópolis, municípios estes que compõem o Território Sul de
Roraima. Foi identificado como principais problemas: a falta reciclagem dos resíduos
sólidos; o desmatamento, inclusive de mata ciliar; o desconhecimento da legislação
ambiental; a falta de saneamento básico, de higiene e com reflexos na saúde da
população. Também foi identificada a necessidade da execução de projetos
interinstitucionais e interdisciplinares financiados por órgãos de fomento e voltados para
infra-estrutura; para os cuidados com os recursos hídricos e a realização de ações para
capacitação, conscientização e sensibilização da população, influindo nos hábitos e
costumes das populações (aspecto cultural). Metodologicamente a pesquisa desenvolveuse
usando métodos quali-quantitativos, prevalecendo o uso do Método Hermenêutico, com
a técnica da Análise de Conteúdos (categorias principais e específicas). Com base no
diagnóstico construído, elaboramos o Programa Interinstitucional de Educação Ambiental
Para Região Sul do Estado de Roraima – PIEA/RR, atendendo suas reais necessidades
através de seis políticas: política 1 - Capacitação para a Educação, Ambiente e Sociedade:
compromisso interinstitucional; política 2 - Educação para o Desenvolvimento Sustentável;
política 3 - Saneamento Básico e a qualidade de vida; política 4 - Recursos Hídricos:
preservação, recuperação e monitoramento; política 5 - Manejo Sustentável e a produção
primária: focalizando a Educação Ambiental; política 6 - Definição e Proposição de
Projetos Interinstitucionais voltados à Educação Ambiental. Cumprindo o objetivo proposto,
o Programa foi submetido à especialistas da área para análise e validação.O PIEA foi
aprovado em todos os aspectos, configurando-o como um Programa Interinstitucional para
Educação Ambiental da Região Sul de Roraima – PIEA/RR pioneiro e essencial para a
região, fundamentado em fortes argumentações direcionadas à preservação do ambiente
sem ações antrópicas e recuperação das áreas impactadas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.