SOBRE A INTERAÇÃO DE PORTAL EDUCACIONAL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Sergio Da Costa Nunes

Resumo


As novas tecnologias computacionais, aliadas com a disseminação das redes de
computadores, em especial da Internet, oferecem diversos meios para auxiliar no processo de
aprendizagem significativa, ou seja, tornam possível ao aluno construir seu conhecimento
através de ações ativas e investigativas. Este trabalho analisa a possibilidade da utilização de
um portal educacional voltado à aprendizagem de Matemática, como ferramenta de
organização de conhecimentos prévios ou subsunçores, em consonância com a teoria da
aprendizagem significativa de David Ausubel (1978 e 1980), dos alunos de um curso
universitário de Engenharia. A metodologia utilizada foi qualitativa, aplicada em uma turma
da disciplina de Matemática III, com o conteúdo de Equações Diferenciais do ensino superior.
Foram realizadas atividades de pesquisa em laboratório de informática, procurando analisar
durante e após o processo, variáveis que identifiquem a interação do portal educacional com
os conhecimentos prévios necessários ao aprendizado de conteúdo específico de Matemática.
Os resultados apontam que o portal educacional pode ser considerado uma ferramenta efetiva
para a organização de subsunçores no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de
equações diferenciais do currículo das disciplinas de Matemática dos Cursos de Engenharia.
Acredita-se ao final desta pesquisa que os portais pedagógicos podem influenciar
positivamente para organização de subsunçores e principalmente servir de esteio ao processo
de ensino e aprendizagem.


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