A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CMAP TOOLS COMO INSTRUMENTO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE FÍSICA MECÂNICA
Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo verificar potencialidades do uso da
ferramenta computacional Cmap Tools a qual é utilizada para construção de Mapas
Conceituais para uma Aprendizagem Significativa de conceitos de Física Mecânica. O
trabalho de pesquisa foi desenvolvido no período de setembro a dezembro de 2005, tendo
como amostra alunos de graduação da disciplina de Física Mecânica da Universidade
Luterana do Brasil – ULBRA – Campus Canoas (RS). Para a pesquisa foi utilizado material
introdutório sobre Mapas Conceituais bem como manuseio e utilização do Software Cmap
Tools. Esta pesquisa foi desenvolvida com duas Turmas (Controle e Experimental), sendo
que uma turma desenvolveu a construção dos Mapas Conceituais no Laboratório de
Informática da universidade referida. Para fins de análise foi necessária a divisão das duas
turmas em três grupos, onde o Grupo 1 refere-se a alunos que não utilizam ferramenta
computacional para confecção dos Mapas Conceituais , o Grupo 2 é composto por alunos que
utilizaram parcialmente ferramentas computacionais e finalmente o Grupo 3 composto por
alunos que utilizaram ferramenta computacional - Software Cmap Tools para a construção
dos Mapas Conceituais. Os resultados obtidos sugerem que à medida que o uso do
computador é mais intensivo, os estudantes, apesar de demorarem mais para ganhar
competências na confecção dos seus Mapas Conceituais, podem delegar determinadas tarefas
mecânicas à máquina como, por exemplo, o desenho de elementos do Mapa e se concentrar
em outras tarefas cognitivas mais pertinentes e que ressoam mais com o objetivo da
atividade: o de refinar as relações semânticas entre os conceitos estudados de forma mais
consonante com os princípios da Aprendizagem Significativa.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.