A IMPORTÂNCIA DAS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO TRATO DAS REPRESENTAÇÕES DA ELETROSTÁTICA
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação a respeito da utilização de simulações
computacionais no ensino de Física, mais especificamente em eletrostática. Existem muitas
dificuldades na aprendizagem dos conceitos que envolvem a eletrostática e a utilização de
computadores no ensino já vem sendo pesquisada por muitos autores. Acreditando na
possibilidade das simulações serem auxiliares na aprendizagem de conceitos de eletrostática,
uma investigação a respeito de suas limitações e possibilidades na tarefa de auxiliar uma
evolução conceitual foi realizada. Foram analisados dois grupos de estudantes: experimental
e controle. Os estudantes do grupo experimental responderam um pré-teste a fim de averiguar
as suas pré-concepções a respeito dos conceitos que envolvem a eletrostática, logo após
realizaram atividades de simulações computacionais em conjunto com um guia de utilização,
responderam a um pós-teste e, finalmente, foram questionados a respeito de suas respostas
em uma entrevista semi-estruturada. O grupo de controle seguiu as mesmas etapas, no
entanto não participou das atividades de simulação. Os principais conceitos explorados
durante as atividades foram: Força elétrica, Campo elétrico e Potencial elétrico. Estes
conceitos foram subdivididos em idéias a fim de verificar mais fielmente a compreensão dos
estudantes. A investigação da ocorrência de evolução conceitual foi feita mediante uma
análise das respostas dos estudantes nos pré e pós-testes, juntamente com as respostas do
guia de simulação e entrevistas. Os resultados desta análise indicaram uma diferença
significativa entre os grupos experimental e de controle quando analisadas todas as questões,
tendo o grupo experimental apresentado um melhor desempenho, quando as questões foram
separadas por conceitos, a diferença mais significativa ocorreu nas questões que dizem
respeito ao conceito de Potencial elétrico, tendo ocorrido no grupo experimental uma boa
evolução neste conceito. Numa análise mais detalhada observamos que após as atividades de
simulação alguns estudantes passaram a utilizar representações que anteriormente não eram
utilizadas. Sendo assim, as simulações computacionais mostraram-se eficazes na tarefa de
provocar evolução conceitual.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.