utilização de jogos educativos computadorizados como fator motivador nas aulas de Matemática

Solange Mussato

Resumo


O presente estudo investigou a viabilidade do uso de jogos educacionais
computadorizados nas aulas de Matemática, como fator motivador para o processo
de ensino e aprendizagem, com alunos do Ensino Fundamental. Também investigou
o tipo de motivação predominante, intrínseca ou extrínseca, nos sujeitos de pesquisa
e a ocorrência de aprendizagem do conteúdo estudado. A pesquisa foi realizada em
uma escola particular de Canoas com 19 alunos da 6ª série do ensino fundamental.
Para a coleta de dados foi feita a tradução de um instrumento que foi desenvolvido
por Lepper, Corpus e Iyengar, resultado de uma adaptação da Scala de Harter. Com
este instrumento buscou-se medir o grau de motivação dos alunos pesquisados.Com
relação ao jogo ser considerado fator motivador nas aulas de matemática, os dados
obtidos nesta pesquisa não nos permitem dar uma resposta positiva para esta
indagação. Foi possível observar que a motivação intrínseca mostrou-se mais
predominante nos alunos pesquisados, comparada com a motivação extrínseca.
Apesar do resultado das avaliações ser positivo, optou-se em não afirmar que a
utilização de um jogo educativo computadorizado como ferramenta de ensino
promove a aprendizagem, pois, acredita-se que, o diagnóstico da ocorrência ou não
de aprendizagem de um determinado conteúdo, não pode ser dado unicamente
através de avaliações tradicionais. Acredita-se que a presente pesquisa serviu
principalmente, como fonte de reflexão sobre a possibilidade de desenvolvimento de
projetos que visem a utilização de jogos educativos computadorizados como fator
motivador para a aprendizagem nas aulas de matemática.


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