O Processo de Autonomia na Aprendizagem de Números Complexos Mediado por um Ambiente Virtual
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal, investigar a utilização de
ferramentas virtuais de comunicação como instrumento para a aprendizagem
autônoma de números complexos, na modalidade a distância.
Procurou-se inicialmente, abordar o referencial teórico subjacente a todo o
processo de aprendizagem considerado ao longo deste estudo. Optou-se neste
estudo de caso, pela teoria de Paulo Freire. A consistente e elaborada conceituação
de Paulo Freire para a aprendizagem dialógica, para o mundo, constitui-se em um
contraponto para a aprendizagem descontextualizada e mecanicista, tão
erroneamente empregada no processo de formação dos professores das áreas de
exatas. Sob a perspectiva de uma pedagogia da autonomia, dentro de uma
abordagem qualitativa e embasada teoricamente no conceito de aprendizagem de
Paulo Freire “aprender, não apenas para nos adaptar, mas, sobretudo para
transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a” (1996, p.76), neste trabalho,
procurou-se explorar uma das mais promissoras tecnologias utilizadas como
instrumento na educação a distância: ferramentas virtuais de comunicação, que
oportunizou a esses alunos (distante geograficamente), a aprofundarem seus
conhecimentos acerca do conteúdo de Números Complexos. Durante 07 semanas
os alunos utilizaram as ferramentas do TelEduc para estudar os números
complexos, desenvolverem atividades e trocarem informações via correio do próprio
ambiente. Procurou-se dar um significado ao conjunto dos números complexos,
utilizando como estratégia de ensino a análise de circuitos elétricos em corrente
alternada1, por se tratarem de alunos de graduação da área de ciências exatas,
propôs-se soluções simples para estudos mais complexos.
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