Modelagem Matemática: Um Ambiente de Ensino e Aprendizagem Significante na 8ª Série do Ensino Fundamental”
Resumo
Partindo da premissa de que muitos dos alunos têm dificuldade de
estabelecer ligação entre os conteúdos de matemática e a realidade, resolvi realizar
um projeto de pesquisa sobre Modelagem Matemática, a fim de verificar a
contribuição da mesma para este relacionamento.
O presente trabalho tem por objetivo principal investigar como o
conhecimento do dia-a-dia propicia uma aprendizagem significante em um ambiente
de Modelagem Matemática.
A pesquisa foi realizada com os alunos matriculados na oitava série da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Greiss, localizada no município
de Sapucaia do Sul. Os mesmos foram convidados a realizar uma Modelagem
Matemática, com referencial teórico principal de Rodney Bassanezi e Jonei
Cerqueira Barbosa. A teoria que serviu como base principal desse estudo de
pesquisa é a aprendizagem significante, de Carl Rogers, fundamentada em uma
pesquisa qualitativa.
A partir da análise e discussão dos dados obtidos na pesquisa e embasado
nas teorias que fundamentam este trabalho, teci algumas considerações sobre a
Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem significante.
Foi percebido que houve aumento de conhecimento (cognitivo) e
colaboração para que a pessoa se torne melhor (afetivo). Nesta pesquisa todos os
princípios sugeridos por Rogers se fizeram presentes, ficando evidente que houve
aprendizagem significante. O conhecimento do dia-a-dia influência na
aprendizagem, em um ambiente de Modelagem.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.