A PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDER BOTÂNICA: discutindo as relações entre teoria e prática na práxis do professor

Carlos Lacerda de Gois

Resumo


Este trabalho investigou a utilização da aula prática antes da teoria, como
proposta metodológica aos alunos do Curso de Biologia, na construção dos
conhecimentos de Botânica. As razões que levaram à realização do mesmo
baseiam-se, principalmente, no fato de que os professores, freqüentemente,
apresentam os conteúdos teoricamente e, após o discurso, realizam a prática. O
método delineado nesta investigação baseia-se em dados qualitativos e
quantitativos, além da pesquisa-ação, pois ocorre o envolvimento do pesquisador
com os pesquisados (grupo social), daí a necessidade de ser metodologicamente
rigorosa, para ganhar característica de pesquisa científica. A amostra foi construída
por 42 alunos, distribuídos em duas turmas do Curso de Biologia da Universidade
Luterana do Brasil (ULBRA), sendo uma do Campus Canoas-RS, com 20 alunos, e
outra do Campus de Cachoeira do Sul-RS com 22 alunos. Após a realização das
atividades referentes à meristema, parênquima, folha e flor, que serviram como base
para a realização da pesquisa, em aulas que iniciavam através da utilização da
prática e outras que iniciavam através da utilização da teoria, foram investigados os
envolvimentos dos alunos com relação às aulas, através de aplicação de
questionário com perguntas abertas e fechadas, para a verificação da preferência
dos alunos quanto ao método aplicado e, através das análises, observar o nível de
aprendizagem após a realização das atividades. Foi constata que os resultados
obtidos demonstraram que a aprendizagem foi maior nas aulas que iniciaram pela
prática. Os resultados obtidos são explicados e justificados, principalmente, através
da teoria da aprendizagem significativa.


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