A GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME
Resumo
A presente dissertação, que aborda o tema Geometria no Ensino Médio: um
estudo sobre o desenvolvimento dos conceitos de comprimento, área, e volume, tem
como objetivo investigar, junto a um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio, o
estágio de domínio de conhecimentos elementares em Geometria e o
desenvolvimento dos conceitos de comprimento, área e volume, a partir de uma
seqüência didática elaborada. Uma das razões fundamentais a qual ensejou a
investigação é a constatação de que o ensino da Geometria, na Escola Básica,
parece não estar atendendo aos pressupostos e objetivos estabelecidos e tem
levado os alunos a não desenvolverem satisfatoriamente noções elementares,
resultando em um aprendizado fragmentado e falho, sem a compreensão adequada
dos conceitos. A investigação apóia-se em três hipóteses: o ensino da Geometria
não tem atendido aos pressupostos e objetivos estabelecidos para o mesmo, o que
tem levado os alunos a não desenvolverem satisfatoriamente noções elementares
nessa área de conhecimento; alunos que finalizam o Ensino Fundamental
encontram-se no nível básico do modelo de van Hiele; esses alunos ainda não se
apropriaram adequadamente das noções de área e volume. Teoricamente, inspira-se
no modelo do desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, apoiandose
nas pesquisas atuais sobre os processos de ensino e aprendizagem da
Geometria e nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Metodologicamente, insere-se em uma perspectiva qualitativa, seguindo os
pressupostos da engenharia didática, a qual se reveste de características tanto de
uma metodologia de pesquisa quanto de uma seqüência de aulas concebidas,
organizadas e articuladas, a fim de realizar um projeto de aprendizagem para uma
determinada população de alunos. Assim, o processo metodológico permite não só o
desenvolvimento do trabalho em sala de aula como também a investigação do
mesmo. A investigação realizada confirmou as hipóteses estabelecidas indicando,
ainda, que é possível o desenvolvimento de um trabalho específico o qual resgate
noções e conceitos que não foram adequadamente construídos e internalizados ao
longo dos anos escolares, possibilitando não só a apropriação dessas noções e
conceitos, mas apresentando alternativas para a continuidade de uma aprendizagem
efetivamente significativa, que permita potencializar o desenvolvimento do
pensamento matemático e, em especial, o geométrico.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.