MODELAGEM MATEMÁTICA DA ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA NOS CAMPOS DE LAGES, SANTA CATARINA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA REGIONAL PARA O ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM SALA DE AULA
Resumo
O referido trabalho investigou-se acadêmicos da disciplina de cálculo diferencial e integral, a partir da
modelagem matemática, podem desenvolver estudos relacionados a problemas de sua região. Fundamentou-se,
principalmente na visão teórica do professor Rodney Bassanezzi sobre o papel da modelagem matemática no
contexto educacional. A aplicação da modelagem matemática no ensino, segundo o trabalho, pode fazer com que
o professor conheça novas metodologias de aprendizagem, pois a modelagem matemática é uma tendência no
ensino de matemática no Brasil, e que apresenta condições de fluir em todos os níveis, principalmente no ensino
superior. Professores de cálculo diferencial e integral podem problematizar suas aulas considerando fenômenos
regionais, para que o educando possa adquirir o conhecimento adequado para traçar as relações existentes entre o
abstrato e o concreto, contribuindo assim, na aplicação e compreensão dos processos de derivação e integração.
O trabalho foi desenvolvido em uma turma de Ciências da Computação da FACVEST – Faculdades Integradas
da Rede de Ensino Univest (Lages – SC), na disciplina de cálculo diferencial e integral, durante o primeiro
semestre de 2006. A turma foi dividida em grupos com no máximo seis integrantes. Em aula de campo,
escolheram o modelo do seu trabalho relacionado com algum aspecto da Araucaria angustifolia para assim dar
início à pesquisa. Estruturando a análise dos resultados apresentados pelos alunos em relatos dos modelos
desenvolvidos e reflexões sobre as conclusões. Essa pesquisa se propõe a apresentar a modelagem matemática
no processo ensino-aprendizagem como uma estratégia delineadora de caráter interdisciplinar. A aplicação da
modelagem matemática nas aulas de cálculo junto aos estudantes, possibilitou um melhor entendimento dos
processos de derivação e integração. Os resultados apresentados pelos respectivos grupos participantes da
pesquisa nos mostram que as aulas de cálculo com a aplicação da modelagem matemática tornaram-se mais
dinâmicas, sendo que os alunos tiveram condições de adquirir o conhecimento do cálculo a partir da modelagem
matemática, uma vez que a matemática deve ser ensinada de forma vinculada a realidade. Neste contexto os
alunos tiveram uma participação mais ativa no processo ensino-aprendizagem saindo da posição de meros
ouvintes.
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