AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE PESAGEM E PLANIMETRIA NA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS REGULARES E IRREGULARES

Flavia Braga de Souza

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo investigar um grupo de alunos de uma turma
de terceiro ano do Ensino Médio, em relação à conceitos formados sobre
determinação de áreas de figuras planas regulares e irregulares, através de uma
seqüência didática, utilizando as técnicas de pesagem e planimetria, visando a
associação de seus conhecimentos com situações do dia-a-dia, bem como a
possibilidade de uma aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento do estudo
aplicou-se um instrumento para analisar a visão dos alunos sobre conceitos de área;
o pré-teste, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos; a seqüência didática
utilizando a técnica da pesagem e o planímetro; o pós-teste, objetivando comparar
os resultados com o pré-teste; e, um instrumento para avaliar a aceitação dos alunos
quanto à utilização das técnicas de pesagem e planimetria para determinação de
áreas de figuras planas regulares e irregulares. O estudo realizado constitui-se em
um estudo de caso, considerando-se as observações, os instrumentos utilizados e o
depoimento dos alunos para a análise dos resultados. Os resultados obtidos
permitiram concluir que a utilização das técnicas de pesagem e planimetria
possibilitou a (re)construção dos conceitos dos alunos, relacionando-os com
situações do cotidiano, com possibilidade de uma aprendizagem significativa.


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