HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:UMA ALIANÇA POSSÍVEL

Michele Gomes de Ávila

Resumo


O presente estudo busca investigar a utilização da história da Matemática como recurso
didático associado à resolução de problemas no Ensino Básico, bem como, seu papel unificador
dentro da Educação Matemática. Propomos uma abordagem para uso em sala de aula, baseado na
metodologia resolução de problemas, utilizando problemas históricos como estratégia didática. O
principal enfoque deste estudo é a conjunção da história da Matemática com a resolução de
problemas, com a finalidade de mostrar o quanto pode ser efetivo esse modo de trabalho para o
ensino da Matemática. Discutimos a eficiência da associação entre esses dois elementos, de modo
a desenvolver no aluno estratégias de pensamento e ainda, como forma de motivá-los ao estudo
da disciplina, tornando a Matemática mais acessível e próxima da realidade do estudante. Foi
investigada a opinião dos professores de Matemática quanto ao seu conhecimento em história da
Matemática e se o utilizam em sala de aula. Produzimos uma seqüência didática para aplicação
em sala de aula utilizando um problema histórico “O Problema das Sete Pontes de Königsberg”.
A atividade foi desenvolvida com 24 alunos de uma turma de oitava série do Ensino
Fundamental, onde consideramos os resultados obtidos no trabalho muito positivos, visto que a
turma se demonstrou interessada, motivada com a aula e, além disso, atingimos nosso principal
objetivo: proporcionar ao estudante momentos em que ele possa desenvolver seu pensamento
crítico, seu espírito de investigação e suas próprias estratégias de resolver problemas. Desta
forma, analisando os resultados da nossa experiência, consideramos que esta abordagem
metodológica pode contribuir efetivamente para o ensino e aprendizagem da Matemática.


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