Construindo o perfil do professor de Biologia na Região Metropolitana de Porto Alegre – RS – RMPA: analisando as observações dos estagiários em Biologia.
Resumo
Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento referente ao perfil do
professor de Biologia da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), tendo por
base empírica, os relatórios das observações de graduandos estagiários em
Biologia, feitas em sala de aula com o Ensino Médio. Foram utilizados como
amostra 59 graduandos de duas turmas da disciplina Estágio Supervisionado em
Biologia II, que cursavam o segundo semestre de 2007 e 590 professores atuantes
das escolas Estaduais de Ensino Médio que atuam na RMPA, isto levando em
consideração que cada graduando fez dez observações e com professores distintos
e em turmas distintas. A pesquisa adotou fundamentos quali – quantitativa,
utilizando o Método Hermenêutico, por meio de Análise de Conteúdos e
interpretação de dados, utilizando os métodos empírico, analítico motivacional e
análise de conteúdos, onde foram analisados e interpretados livros, artigos,
respostas contidas nas questões abertas constantes nos instrumentos de coletas de
dados, registrando e discutindo a concepção sobre o perfil do professor. Utilizou-se
também de um questionário com três questões abertas, respondidos pelos
graduandos, tendo por base as observações feitas pelos mesmos. De posse das
concepções obtidas e com base nos materiais coletado pelos graduandos podemos
ressaltar que o ensino de Biologia representa um avanço gradativo na educação
desta região, pois apesar dos problemas, existem professores capacitados e
empenhados na profissão com condições para o desenvolvimento de pesquisas,
produção e efetivação de diálogos sobre os conhecimentos existentes e sua
pertinência no contexto atual.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.