USO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Simara Rodrigues Gheno

Resumo


A utilização de artigos científicos para a construção de uma estratégia didática
orientada na perspectiva da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) representa
uma ferramenta importante para a alfabetização científica. Assim, o objetivo principal deste
trabalho foi o de verificar se o uso de artigos científicos como recurso didático auxilia o aluno
na compreensão das ciências e possibilita o processo de alfabetização científica. Foram
entrevistados professores em exercício da docência (Parobé/RS, 2007) e em processo de
formação inicial (Canoas/RS, 2006) a fim de verificar se estes utilizam e reconhecem os
artigos científicos como material didático para as aulas de ciências. Também foi realizado um
curso de formação de professores onde foi proposta uma metodologia de uso de artigos, que
foi testada e avaliada junto a alunos do ensino médio (Parobé, 2007), procurando verificar se
este material favorece a ampliação da alfabetização científica dos alunos. Inicialmente, os
resultados obtidos com os professores demonstraram as estratégias didáticas que estes
utilizavam isso serviu para a construção da metodologia proposta neste trabalho. A etapa que
se realizou na escola possibilitou ao pesquisador verificar o desempenho dos alunos nas
aulas, especialmente no que diz respeito a críticas e opiniões sobre assuntos polêmicos
relacionados ao ambiente que não são abordados de forma ampla nas aulas, mas que fazem
parte do cotidiano dos alunos na sociedade. Esta etapa permitiu que o método de uso de
artigos fosse testado em um ambiente de sala de aula e comparado com outras formas de
ensino, a fim de verificar a eficácia desta metodologia bem como aperfeiçoá-la se necessário.
As respostas dos alunos foram analisadas procurando observar o nível de argumentação e
discussão dos alunos quanto ao tema. Foi verificado um aumento significativo da participação
dos alunos, onde foi possível articular o conteúdo abordado nos textos com as informações
do cotidiano dos alunos. Foi favorecida também a leitura e interpretação de textos científicos,
a busca e análise de informações, a discussão e confronto de idéias, a tomada de decisões
individuais e coletivas para a resolução de problemas reais. Esta perspectiva também
valorizou o trabalho em grupo e promoveu um amplo entendimento sobre a natureza das
atividades científica e tecnológica e sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia.
O ensino de ciências na perspectiva CTS valorizou as situações do cotidiano ao abordar
problemas reais da comunidade. O ensino voltado para CTS favoreceu os alunos no sentido
de propiciar a alfabetização científica dos mesmos, além de ter estimulado o pensamento
crítico.


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