Equações do 1º Grau: uma experiência utilizando Engenharia Didática

Fabiana Caldeira Damasco

Resumo


Este trabalho apresenta uma Engenharia Didática com equações do 1º grau,
conteúdo trabalhado na 6ª série do Ensino Fundamental em Matemática. É uma
abordagem de pesquisa qualitativa, na microengenharia, com estudo direcionado às
equações do 1º grau. A seqüência didática foi desenvolvida em uma escola
particular de ensino, do município de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul. O
processo seguiu as quatro fases da Engenharia Didática: as análises preliminares, a
concepção e análise a priori das situações, a experimentação e a análise a posteriori
e a validação. A hipótese do estudo foi a de que o professor de Matemática do
Ensino Fundamental, quando desenvolve o conteúdo de equações do 1ª grau, na 6ª
série, não pratica uma metodologia que privilegie a compreensão dos princípios
aditivo e multiplicativo, levando o aluno a não utilizar esses princípios ao resolver
uma equação do 1º grau na sua forma algébrica. Também não é trabalhada a visão
geométrica de equações na 6ª série do ensino Fundamental. Assim o objetivo do
trabalho foi investigar uma metodologia adequada ao processo de ensino e
aprendizagem do conteúdo de equações do 1º grau no Ensino Fundamental. Iniciouse
o trabalho com as análises preliminares, fase em que o pesquisador fundamenta
suas principais categorias da pesquisa, tendo suas constatações empíricas, as quais
o levam a destacar as concepções dos sujeitos envolvidos e compreender as
condições da realidade à qual a experiência será realizada. Nessa tarefa
observaram-se as aulas e o professor de uma turma de 6ª série, sem a interferência
do pesquisador. Aplicou-se um questionário, para o professor e realizou-se a análise
de 4 livros didáticos. Após, seguiu-se a fase da concepção e análise a priori, a qual
consiste na definição das variáveis de comando que interferem na constituição do
fenômeno, bem como, o planejamento específico da seqüência didática. Nessa
etapa, com base nas informações coletadas na fase inicial, organizou-se a
seqüência didática, de maneira a satisfazer as necessidades de aprendizagem dos
alunos. Em seguida, passou-se para a experimentação da seqüência didática, fase
importante para garantir a proximidade dos resultados práticos com a análise teórica.
Nela o pesquisador utilizou-se de filmagens, fotografias, observações das atividades
realizadas pelos alunos e análise dos conceitos previstos na pesquisa didática.
Nesse momento, buscou-se utilizar todos os recursos disponíveis para aplicação de
uma metodologia que privilegiasse o ensino e aprendizagem dos alunos no
entendimento das equações do 1º grau. Para tanto, desenvolveu-se uma seqüência
didática com introdução à parte histórica do conteúdo, aplicação de fluxogramas,
resolução de problemas, utilização de livros didáticos e paradidáticos, material
concreto, bem como de um software educativo. Para finalizar, realizou-se a análise a
posteriori e a validação, que se refere ao tratamento das informações obtidas por

ocasião da aplicação da seqüência didática. Considerada parte efetivamente
experimental da pesquisa, a validação da pesquisa ocorreu mediante a confrontação
entre os dados obtidos das análises a priori e a posteriori, verificando, assim, as
hipóteses feitas no início da pesquisa. Do ponto de vista metodológico, essa fase
deve garantir a essência do caráter científico, sendo considerada a fase das
conclusões do estudo da pesquisa. Foi possível concluir que se pode desenvolver
uma metodologia adequada ao aprendizado dos alunos da 6ª série do Ensino
Fundamental, visto que, ao participarem da seqüência de ensino desenvolvida nesta
pesquisa, os mesmos demonstraram total interesse e facilidade na aprendizagem
das equações do 1º grau.


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