CONCEITOS LÓGICOS MATEMÁTICOS E SISTEMA TUTORIAL INTELIGENTE: uma experiência com pessoas com Síndrome de Down
Resumo
A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética a qual ocorre durante a divisão
celular do embrião, é uma anomalia de cromossomos, que faz com que a pessoa tenha 47
cromossomos, no lugar de 46. Esse excesso altera o desenvolvimento do cérebro e do corpo
da criança no período da gestação. O desenvolvimento da inteligência de uma criança com SD
não depende somente da alteração de cromossomos, mas também do meio em que ela vive.
Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar o uso do software Sistema Tutorial
Inteligente (ITS) com alunos com SD, identificando as dificuldades que essas crianças
apresentam com os conceitos lógicos matemáticos, nas séries iniciais do Ensino Fundamental,
tendo como sujeitos seis alunos com SD da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais,
APAE, de Chapecó, Santa Catarina. A experiência com o ITS foi desenvolvida com os
conceitos de: classificação, correspondência termo a termo, quantificação numérica, seriação,
cardinalidade, ordinalidade, algoritmos básicos de adição e subtração com números de um
dígito e resolução de problemas. O ITS é um software baseado em um modelo educativo
fundamentado nas teorias construtivista e da aprendizagem cooperativa/colaborativa. É um
programa que contempla diferentes graus de dificuldade com os conceitos fundamentais da
Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi
realizada em uma perspectiva qualitativa, com uma abordagem de estudo de caso. Os seis
alunos investigados estavam em fase de alfabetização e dois freqüentavam a escola regular.
Para fazer a coleta de dados e identificá-los, conforme as tipologias do ITS para realização
das atividades, os alunos foram agrupados em: do grupo 1 fazem parte os alunos que se
sentem inseguros e apresentam dificuldades em Matemática; no 2 estão os alunos com
hiperatividade e que tem dificuldade de concentração; no grupo 3 estão os alunos que não
temem o erro e não se preocupam com o próprio rendimento. A experiência foi realizada uma
vez por semana, com dois alunos de cada vez, com horário de uma hora. Com a aplicação do
software ITS, através do banco de dados, foi possível diagnosticar as dificuldades dos alunos
nos conceitos lógicos matemáticos. Na fase I, obtiveram dificuldades nos conceitos de
correspondência, quantificadores e ordem, e na fase II, foram nos conceitos de cardinalidade,
contar, ordem, ordinalidade, problemas e reconhecimento. Logo, pode-se concluir que o
software fornece o diagnóstico das dificuldades dos alunos, subsidiando os professores em
quais conceitos os alunos precisam de reforço. Essa investigação é um recorte da pesquisa
conjunta, fruto do convênio marco, de colaboração científica, entre o grupo de pesquisa de
Tecnologias Educativas da Universidade de La Laguna, Tenerife, Espanha e o Grupo de
Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM) da Universidade Luterana do Brasil
- ULBRA, Canoas, Rio Grande do Sul.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.