DIAGNÓSTICO SOBRE AS AÇÕES AMBIENTAIS DESENVOLVIDAS EM CACHOEIRA DO SUL E PANTANO GRANDE E A PROPOSIÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
O estudo realizado fundamentou-se nas questões ambientais e nas ações desenvolvidas nos
municípios de Cachoeira do Sul e Pantano Grande sobre essas questões, visando à elaboração
de um Programa de Educação Ambiental, atendendo aos usuários dos Recursos Naturais e
demais segmentos das comunidades, nos municípios de abrangência da pesquisa. Buscou-se
discutir e construir conhecimentos científicos e metodológicos, tanto para o uso como para a
compreensão da importância do manejo sustentável do ambiente. Os resultados obtidos
mostram que o tratamento dado pela sociedade ao ambiente, depende da visão que essa
sociedade tem sobre o mesmo. Também as concepções sobre educação que permeiam a
sociedade e as múltiplas abordagens sobre Educação Ambiental são decisivas para a
compreensão da situação atual. Entre os indicadores utilizados nesta pesquisa, destacamos: o
nível cultural dos entrevistados, o conhecimento empírico e científico existente sobre as
questões formuladas, as regiões e os aspectos culturais pertinentes, o conhecimento
metodológico do estudo realizado, o grau de formação acadêmica dos entrevistados e o nível
das atividades investigadas e desenvolvidas que, entre outros aspectos foram fundamentais
para que atingíssemos os resultados pretendidos. As reuniões e/ou encontros periódicos
realizados foram fundamentais para o envolvimento e credibilidade nos relatos e estudos de
novas alternativas para a melhoria das condições ambientais. A participação nas palestras,
seminários e oficinas, foram fundamentos indispensáveis ao novo desafio: as mudanças de
hábitos e atitudes para que houvesse compreensão dos fundamentos do paradigma do
Desenvolvimento Sustentável e, consequentemente, a construção de uma estrutura teórico e
prática para a Educação Ambiental para as regiões envolvidas no estudo. A metodologia
usada valeu-se de métodos empíricos e exploratórios, aliados a procedimentos hermenêuticos
e à pesquisa-ação.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.