RECUPERAÇÃO INDIVIDUALIZADA DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SISTEMA INFORMÁTICO SCOMAX
Resumo
As mídias, cada vez mais, fazem parte da rotina de uma sociedade. Os recursos,
contidos nas tecnologias, podem auxiliar os indivíduos a compreender e perceber o meio em
que estão inseridos. Logo, a tecnologia informática é um importante recurso didático para
utilização nas escolas. Essa investigação tem por objetivo implementar e validar o sistema
informático SCOMAX (Student Concept Map Explore), que significa Explorando o Mapa
Conceitual de um Estudante, utilizando-o como uma ferramenta para o processo de ensino e
aprendizagem da Matemática, para auxiliar o docente no planejamento de uma recuperação
individualizada dos conteúdos, de acordo com as dificuldades que cada aluno possui. O
SCOMAX é um sistema de inteligência artificial, implementado em Java, que mostra os
resultados de um teste adaptativo, de cada nodo (conceito) de um mapa conceitual geral de
um conteúdo qualquer. Esse sistema informático faz a ligação do mapa conceitual ao teste
adaptativo, gerando o mapa individualizado dos conhecimentos prévios dos alunos
investigados. Utiliza redes bayesianas para o teste adaptativo, conectando os conceitos com as
perguntas através de um mapa conceitual. O professor desenvolve o mapa conceitual de
acordo com a seqüência dos conteúdos desenvolvidos na escola, depois o organiza
interligando os conceitos, começando pelos conceitos prévios, avançando para os conceitos
intermediários até atingir os conceitos objetivos, evoluindo para um PCIG (Pegagogical
Concept Instructional Graph) chamado de grafo que liga os conceitos ao teste adaptativo.
Relata também o experimento IDA, que significa Investigação as Dificuldades de um Aluno,
realizado com dez alunos, da 5a série do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Marechal Cândido Rondon, da cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul,
com os conteúdos do Conjunto dos Números Naturais. Os resultados obtidos na
implementação do sistema informático SCOMAX demonstram que os objetivos foram
alcançados, ao tomar conhecimento dos conceitos atingidos de cada aluno, através da análise
individual que o programa SCOMAX fornece, foi possível identificar as dificuldades
individuais dos alunos investigados, o que possibilitou o planejamento da recuperação dos
conceitos nos quais os alunos, durante o teste, obtiveram escore inferior a 60%,
desenvolvendo caminhos que permitam sanar dúvidas individuais, através da elaboração de
atividades didáticas que integrem este conteúdo. Assim, considerar as experiências anteriores
de aprendizagem, a capacidade de representação inicial da tarefa a ser cumprida e o interesse
por sua realização qualificam o processo de ensino e aprendizagem permitindo que os alunos
consigam melhores resultados. Essa investigação faz parte da pesquisa do Grupo de Estudos
Curriculares de Educação Matemática - GECEM, da Universidade Luterana do Brasil -
ULBRA, em convênio com o Grupo de Tecnologias Educativas da Universidade de La
Laguna - ULL, em Tenerife, na Espanha.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.