O ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Resumo
Percebe-se que a humanidade se vê cada vez mais influenciada pela Ciência e pela
Tecnologia neste século e totalmente dependente de ambas. A Ciência, Tecnologia e
Sociedade (CTS) caracterizam-se por uma organização conceitual com uma preocupação em
temas sociais. A busca de um ensino mais reflexivo e contextualizado está em sintonia com
esse enfoque que persegue também os objetivos desta pesquisa: formar cidadãos críticos,
capazes de interagir com a sociedade. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa
usando a técnica da análise de conteúdos, criando-se assim categorias dentro da análise.
Quanto ao enfoque CTS foram usadas as modalidades enxerto CTS e a Ciência vista por meio
CTS, sendo que nestas modalidades o Ensino abre discussões e questionamentos do que seja
Ciência e Tecnologia e os conteúdos desenvolvidos são ministrados de forma trans e
interdisciplinar dentro do contexto educacional. A presente pesquisa foi desenvolvida em duas
etapas: a primeira etapa em uma Escola Estadual do município de Canoas/RS, com uma turma
de 18 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a segunda etapa com um grupo de 133
alunos da Modalidade EJA. As atividades desenvolvidas no contexto da EJA possibilitaram
um ensino diferenciado com esta modalidade, permitindo a construção do conhecimento do
aluno em um processo ativo de aprendizagem e oportunizando a alfabetização científica
proposta pelo enfoque CTS. Os resultados na primeira etapa, com relação aos temas Ciências,
Tecnologias e suas relações com a Sociedade, foram interpretados e representados por
categorias a partir das análises dos textos. Na segunda etapa foi realizado um levantamento do
perfil dos estudantes da modalidade EJA, quanto aos seus interesses, graus de informações,
atitudes, visões e conhecimento sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e comparado com os
resultados da turma EJA, a qual foi desenvolvida a presente pesquisa. Na Turma EJA, objeto
da pesquisa, pode-se concluir que houve alteração quanto ao modo que os alunos entendem as
relações CTS. O Ensino contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na
formação do indivíduo, valorizando a cidadania dos alunos e proporcionando uma nova
leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.