A contribuição das atividades práticas em Ciências na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental: a percepção de educandos e licenciandos dos cursos de Ciências.
Resumo
O tema principal do presente trabalho é o ensino de ciências na Educação de Jovens e
Adultos. A investigação se constitui em dois momentos distintos: no momento inicial
observou-se a percepção dos alunos da EJA (Ensino Fundamental) e de seus professores a
partir do desenvolvimento do conteúdo de ciências através de trabalhos envolvendo atividades
práticas do cotidiano. No segundo momento observou-se a percepção dos professores de
Ciências em formação, quanto às estratégias adequadas para o trabalho com os alunos da EJA
e os aspectos de sua formação, devido ao ensino de ciências em EJA apresentar algumas
particularidades e peculiaridades que devem ser reconhecidas pelo professor. O marco teórico
utilizado foi baseado na caracterização da Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos das
teorias de aprendizagem de Comenius, Ausubel e Freire, correlacionando as atividades
práticas como estratégias de ensino e a formação inicial de professores. Nesse contexto, a
metodologia usada no processo de investigação baseou-se em uma pesquisa com abordagem
quali-quantitativa, com a base na metodologia hermenêutica e a técnica de análise de
conteúdo. No aspecto quantitativo, foi utilizado o ranking médio e os testes estatísticos de
Wilcoxon. Analisando os dados, percebeu-se que a utilização de atividades práticas no ensino
de Ciências na EJA é uma estratégia satisfatória no processo de ensino e aprendizagem e que
existe a necessidade de instigar tais práticas na formação inicial de professores.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.