O TRABALHO EM CAMPO NO ENSINO DA BOTÂNICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO VOLTADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Janice Schwantes

Resumo


O trabalho em campo representa um método eficiente no ensino de Botânica como
uma atividade complementar às aulas teóricas, tornando possível a aprendizagem
significativa pelo maior conhecimento das espécies nativas locais e contribuindo
para a Educação Ambiental. Portanto, avaliar as aulas de campo permite uma
melhor compreensão a respeito do ensino de Botânica nos cursos de Graduação e
Pós-graduação em Ciências Biológicas, sendo este o objetivo desta pesquisa.
Dados de um instrumento de coleta de dados aplicados a 62 estudantes de
disciplinas ligadas à Botânica no referido curso, assim como a 15 profissionais já
graduados foram estudados por meio da Análise de Conteúdo. Foram utilizados
ainda neste estudo a observação participante de trabalhos em campo, e entrevistas
semi-estruturadas, com os resultados demonstrando as contribuições do trabalho
em campo para o ensino da Botânica, principalmente em relação à taxonomia, assim
como para a Educação Ambiental.


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