O USO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO MODELLUS NA CONCEITUALIZAÇÃO DE DERIVADA: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM BASE EM VERGNAUD

Daniela de Cássia Moraes Torresan

Resumo


A utilização do computador na educação científica e matemática vem aumentando
significativamente nos últimos anos. Paralelamente, se assiste a uma crescente
preocupação com o desenvolvimento de novas práticas metodológicas que fazem
uso de ferramentas computacionais que favorecem o processo de ensinoaprendizagem
do Cálculo Diferencial e Integral. Este trabalho de pesquisa tem como
objetivo identificar a influência das diferentes representações oferecidas pelo
software de simulação Modellus na conceitualização de derivada, baseado da Teoria
dos Campos Conceituais de Gèrard Vergnaud. A metodologia de pesquisa utilizada
foi do tipo qualitativa, onde se aplicou um pré-teste, uma aula em laboratório de
informática, um pós-teste e entrevistas para análise da freqüência de uso das
múltiplas representações oferecidas pelo software Modellus, na comparação da
resolução dos pré e pós-teste. Observou-se que a freqüência de uso da
representação algébrica foi maior no pré-teste, enquanto que a representação
gráfica e numérica passou a fazer parte do repertório de invariantes operatórios
correspondentes apresentados no pós-teste, fato este identificado nas entrevistas.
Esta evolução potencializa a criação de esquemas de assimilação mais ricos, onde
todas estas representações estão presentes, auxiliando assim na resolução de
situações-problema. Dessa forma, concluímos que o uso de softwares em que
múltiplas representações são utilizadas pode, seguramente, ser incentivado para uso
em sala de aula, uma vez que a utilização destas representações possibilita a
ampliação de um campo conceitual e, conseqüentemente, favorecem o processo de
conceitualização.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.