Evolução Conceitual no Campo de Equilíbrio Estático dos Corpos Rígidos

Edenise Alves Pereira

Resumo


Conhecer os caminhos percorridos pelos alunos, em seus processos cognitivos, rumo a um
aprendizagem significativa, é um dos grandes desafios da prática profissional dos
professores.Considerando que esse conhecimento trará benefícios bastante significativos para
a qualidade do ensino.Este projeto de pesquisa traz os resultados de um processo
investigativo, de caráter qualitativo, que objetivou investigar a Evolução Conceitual dos
alunos da 1ª série do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional da unidade de Ensino
Descentralizada do CEFET-PI em Floriano-PI, no campo do Equilíbrio Estático dos Corpos
Rígidos.Com base na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, procurou-se identificar
quais os Invariantes Operatórios, que poderiam ser utilizados ou descartados para aprimorar
uma metodologia de ensino capaz de contribuir para uma evolução conceitual no domínio do
Equilíbrio Estático dos Corpos Rígidos (EECR). Torná-los explícitos foi um fator
fundamental deste trabalho que utilizou o método Think Aloud (Protocolos Verbais) para
coleta de dados. Após a identificação dos Invariantes Operatórios (conceitos-em-ação e
teorema-em-ação), desenvolveu-se uma simulação no software Modellus, com a finalidade de
promover uma evolução conceitual no campo do EECR.


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