O jogo da Sinaleira (Semáforo)
O Jogo da Sinaleira é um jogo de estratégia, cujo objetivo é montar uma sequência colinear de três peças, com cores iguais, podendo ser verde, amarelo, ou vermelho, que dá origem ao nome do jogo. No jogo da Sinaleira os jogadores podem usar uma sequência iniciada pelo outro para formar a sua sequência de cores iguais, ou seja, os jogadores não têm suas próprias peças, o que vale é a cor das peças que está no tabuleiro, não importando quem colocou as peças anteriores, mas quem coloca a última peça que forma a sequência.
Trilha das Frações
O jogo da Trilha das Frações revisita o conceito de frações. O objetivo é chegar ao fim da trilha, e para isso o jogador movimenta sua peça de acordo com a indicação do dado na forma de uma operação com frações.
Regras:
- O jogador deve interpretar e determinar o valor do dado e clicar na posição que sua peça deve ir, de acordo com a quantidade de casas a andar;
- O jogador que clicar na posição errada, perde a jogada e passa a vez para o outro jogador;
- Ganha o jogo aquele que colocar a sua peça na última casa da trilha;
- O valor de casas a ser andado deve ser, precisamente, o valor retirado no dado e, em caso de ser superior a quantidade necessária para o término da trilha, o jogador deve passar a vez clicando em sua própria peça, perdendo a vez de jogada.
2048
O jogo “2048” consiste em um tabuleiro 4×4 cujo objetivo final é que, em um dos quadrados do tabuleiro forme o nº 2048. Para isso, devem-se juntar vários quadrados com o nº 2 até chegar ao objetivo final, porém só se podem juntar quadrados com o mesmo valor e estes formam todas as potencias de base “2” até o nº 2048.
A cada movimento, um novo quadrado de valor 2 é inserido no tabuleiro, sendo que, quando não há mais espaços vazios para a movimentação e surgimento de um novo item, o jogador perde.
Este jogo é indicado para trabalhar lógica e noção de potências em alunos do Ensino Fundamental que estejam estudando estes conteúdos.
Real Einstein’s Riddle
O jogo apresenta problemas de lógica que devem ser resolvidos de acordo com dicas dadas sobre um cenário que envolve diversos tipos diferentes de itens, como personagens, países, objetos, profissões, etc. O jogo possui 5 dificuldades, onde é possível encontrar desde tabuleiros pequenos (4×4) até mesmo grandes (12×9) com diferentes variáveis. Segundo a desenvolvedora, são um total de 860 charadas distintas para resolver.
Na tela inicial, deve-se escolher o nível que pretende-se jogar, e logo em seguida, basta selecionar uma das diferentes opções disponíveis (com diferentes tamanhos de tabuleiro) para iniciar o desafio. Já no desafio, basta verificar as dicas no canto inferior direito da tela, e começar a fazer as correlações entre as variáveis.Este aplicativo estimula muito a indução lógica e pode ser utilizado para trabalhar os conectivos matemáticos (por exemplo, a relação do “e” e do “ou” e da negação em uma sentença).
Real Code Breaker
Jogo da Senha é um jogo de quebra-cabeça em que o jogador deve adivinhar a senha secreta: em cada partida uma senha secreta diferente é disponibilizada, que é uma sequência de pinos coloridos. Seu papel é fazer chutes sucessivos, e para cada chute você receberá dicas dizendo quão perto está da resposta. Com as dicas você melhora sua tentativa até adivinhar o código secreto.
As dicas encontram-se na parte direita do código onde, para cada bolinha branca, significa que que há uma cor do código correta, porém no lugar incorreto, já quando há uma bolinha preta, indica que há uma cor correta e no lugar correto. Por tentativa e erro, encontra-se o código secreto.
Math Pieces
Math Pieces é um jogo de quebra-cabeça, disponível para Android.
Toque e arraste peças a bordo para resolver equações. Regras simples, grande jogabilidade casual.
Move the Matches Puzzles
Nesse jogo clássico você resolve quebra-cabeças com fósforos por mover, adicionar e remover fósforos até encontrar a solução correta.
Disponível para Android.
Torre de Hanoi
Math Duel
O aplicativo para sistemas android Math Duel consiste em um jogo que aborda as quatro operações fundamentais da matemática, propondo diversas contas relacionadas à aritmética para que seja escolhida a alternativa correta que satisfaça à questão dada. Este aplicativo deve ser jogado por dois alunos, com a tela dividida em duas partes iguais, onde ganha quem marcar 10 pontos primeiro.
Figura 1 – Interface do aplicativo Math Duel
Iniciando o jogo, escolhe-se o nível de dificuldade (sendo 4 ao total) e quais as operações que irão aparecer nas questões, podendo selecionar todas ou fazer as combinações conforme a vontade dos jogadores. A tela é dividida ao meio (em posição horizontal) para que cada jogador assuma uma extremidade. Ganha um ponto quem responder primeiro a questão que aparecer na tela, sendo que esta questão é igual para os dois jogadores. Após um dos jogadores sinalizar uma resposta certa, a questão é automaticamente substituída por outra. Caso este jogador venha a escolher uma opção incorreta, o mesmo perde um ponto. A pontuação de um jogador nunca é inferior à zero. O aluno que completar 10 pontos primeiro, é o vencedor.
Figura 2 – Tela de seleção de dificuldade e conteúdos
Este aplicativo é indicado para alunos do Ensino Fundamental, para trabalhar o conteúdo de aritmética.
O objetivo do aplicativo é desenvolver habilidade de cálculo mental.
Trilhazinha
O objetivo do jogo é lançar o dado, realizar as operações com fração e andar o número de casas de acordo com o resultado.
Caso o jogador erre o número de casas, ele perde a vez para o outro jogador.
Em cada retângulo formado por duas linhas e três colunas, devem ser colocados algarismos de 1 a 6, com um algarismo em cada quadrícula, sem que haja repetição nas linhas e nas colunas do retângulo maior.