INCLUINDO TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: PLANEJANDO AULAS COM O RECURSO DOS TABLETS
Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
RESUMO: O presente artigo apresenta a discussão centrada no planejamento de aulas com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a Educação Básica. Foi realizado um experimento com professores de Matemática, em formação continuada, realizando construções com o GeoGebra para tablets, abordando conceitos de geometria e coordenadas polares utilizando o Tangram. O objetivo geral foi investigar possibilidades do uso de tablets como um recurso didático na construção do conhecimento matemático. Os resultados apontam que o uso de tablets é uma alternativa metodológica para a inserção das TIC na Educação Matemática, mudando o planejamento usual.
CURIOSIDADES NUMÉRICAS
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
RESUMO: Este artigo objetiva apresentar curiosidades numéricas como subsídios aos professores, para que as utilizem como ferramenta educativa. Apresenta exemplos de atividades, com sua resolução e exploração, que podem ser utilizadas com estudantes da Educação Básica para ampliar o universo conceitual matemático dos mesmos, motivando-os para o estudo da Matemática.
RESUMO: Este artigo é um recorte de tese de doutorado, a qual é um estudo de caso com foco na 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa culmina com a proposição de indicativos para a elaboração de uma proposta de currículo de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental da referida coordenadoria. Este artigo busca refletir sobre a concepção de Currículo, de Competência e de Currículo que priorize o desenvolvimento de Competências, busca também identificar competências, que segundo os autores estudados são fundamentais que o professor possua para assim propiciar atividades que possibilitem que os alunos desenvolvam as competências almejadas e, por fim, apresentar a análise de uma das atividades realizadas para caracterizar a região da 15ª CRE no aspecto educacional. A pesquisa realizada com os professores de Matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da 15ª CRE, apontou falta de clareza por parte dos professores nas definições de currículo e competência, e ainda que o ensino de Matemática proposto nas escolas prioriza a forma expositiva do professor e o ensino individualizado do aluno e que os recursos mais utilizados nas aulas de Matemática são o livro didático, quadro e giz.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA DE FRAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA A RECUPERAÇÃO PARALELA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Alexandre Branco Moteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
RESUMO: Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de uma sequência didática eletrônica com o tema Frações para os anos finais do Ensino Fundamental, direcionada a alunos que necessitam de estudos de recuperação neste conteúdo. Esta sequência didática eletrônica é um recorte da pesquisa de mestrado, no âmbito do projeto Observatório da Educação, do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A sequência didática foi desenvolvida utilizando o Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), que é um sistema para apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo qualquer. Para o desenvolvimento de uma sequência didática no SIENA, são necessárias as seguintes ações: o desenvolvimento de um mapa conceitual com o conteúdo, evoluindo para um grafo dos conceitos que serão trabalhados, pois em cada conceito há um teste adaptativo e uma sequência didática de estudo.
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma Sequência Didática Eletrônica para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental com a temática Números Decimais, com atividades entrelaçadas ao tema Transversal Trabalho e Consumo. O objetivo foi de identificar as potencialidades da Sequência Didática Eletrônica, implementada (desenvolvida, aplicada e avaliada) no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), como estratégia de ensino para os conceitos da temática investigada. Os resultados apontam que os estudantes apresentaram desempenho satisfatório em relação aos conceitos estudados, onde o maior desempenho foi no conceito de Exemplos/Situações do Dia a Dia, e o menor desempenho foi no desenvolvimento das atividades com Expressões Numéricas. Considera-se, que a Sequência Didática Eletrônica foi importante para os estudantes na construção dos conceitos, proporcionando momentos de reflexão sobre a temática e uma visão diferenciada frente às questões de consumo e do valor do trabalho.