Artigos

INCLUINDO TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: PLANEJANDO AULAS COM O RECURSO DOS TABLETS

Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

RESUMO: O presente artigo apresenta a discussão centrada no planejamento de aulas com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a Educação Básica. Foi realizado um experimento com professores de Matemática, em formação continuada, realizando construções com o GeoGebra para tablets, abordando conceitos de geometria e coordenadas polares utilizando o Tangram. O objetivo geral foi investigar possibilidades do uso de tablets como um recurso didático na construção do conhecimento matemático. Os resultados apontam que o uso de tablets é uma alternativa metodológica para a inserção das TIC na Educação Matemática, mudando o planejamento usual.


CURIOSIDADES NUMÉRICAS

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

RESUMO: Este artigo objetiva apresentar curiosidades numéricas como subsídios aos professores, para que as utilizem como ferramenta educativa. Apresenta exemplos de atividades, com sua resolução e exploração, que podem ser utilizadas com estudantes da Educação Básica para ampliar o universo conceitual matemático dos mesmos, motivando-os para o estudo da Matemática.


Simone Fátima Zanoello, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

RESUMO: Este artigo é um recorte de tese de doutorado, a qual é um estudo de caso com foco na 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa culmina com a proposição de indicativos para a elaboração de uma proposta de currículo de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental da referida coordenadoria. Este artigo busca refletir sobre a concepção de Currículo, de Competência e de Currículo que priorize o desenvolvimento de Competências, busca também identificar competências, que segundo os autores estudados são fundamentais que o professor possua para assim propiciar atividades que possibilitem que os alunos desenvolvam as competências almejadas e, por fim, apresentar a análise de uma das atividades realizadas para caracterizar a região da 15ª CRE no aspecto educacional. A pesquisa realizada com os professores de Matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da 15ª CRE, apontou falta de clareza por parte dos professores nas definições de currículo e competência, e ainda que o ensino de Matemática proposto nas escolas prioriza a forma expositiva do professor e o ensino individualizado do aluno e que os recursos mais utilizados nas aulas de Matemática são o livro didático, quadro e giz.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA DE FRAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA A RECUPERAÇÃO PARALELA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Alexandre Branco Moteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

RESUMO: Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de uma sequência didática eletrônica com o tema Frações para os anos finais do Ensino Fundamental, direcionada a alunos que necessitam de estudos de recuperação neste conteúdo. Esta sequência didática eletrônica é um recorte da pesquisa de mestrado, no âmbito do projeto Observatório da Educação, do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A sequência didática foi desenvolvida utilizando o Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), que é um sistema para apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo qualquer. Para o desenvolvimento de uma sequência didática no SIENA, são necessárias as seguintes ações: o desenvolvimento de um mapa conceitual com o conteúdo, evoluindo para um grafo dos conceitos que serão trabalhados, pois em cada conceito há um teste adaptativo e uma sequência didática de estudo.


Rosana Pinheiro Fiuza, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma Sequência Didática Eletrônica para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental com a temática Números Decimais, com atividades entrelaçadas ao tema Transversal Trabalho e Consumo. O objetivo foi de identificar as potencialidades da Sequência Didática Eletrônica, implementada (desenvolvida, aplicada e avaliada) no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), como estratégia de ensino para os conceitos da temática investigada. Os resultados apontam que os estudantes apresentaram desempenho satisfatório em relação aos conceitos estudados, onde o maior desempenho foi no conceito de Exemplos/Situações do Dia a Dia, e o menor desempenho foi no desenvolvimento das atividades com Expressões Numéricas. Considera-se, que a Sequência Didática Eletrônica foi importante para os estudantes na construção dos conceitos, proporcionando momentos de reflexão sobre a temática e uma visão diferenciada frente às questões de consumo e do valor do trabalho.



CÓDIGOS E SENHAS NO ENSINO BÁSICO

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Rosvita Fuelber Franke, Clarissa de Assis Olgin
RESUMO: Criptografia é a arte de escrever mensagens cifradas que, nos dias atuais, é muito utilizada em processos eletrônicos, transmissão digital de informações, transações bancárias online, sistemas de compras eletrônicos, entre outras aplicações muito utilizadas na vida moderna. Neste artigo, apresentamos o tema criptografia utilizando códigos e senhas como motivadores e geradores de situações didáticas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática no ensino básico. Esse tema pode contribuir para enriquecer as aulas de Matemática, pois coloca à disposição do professor atividades e jogos de codificação e decodificação envolvendo os conteúdos, sendo um material útil para exercícios e fixação dos conteúdos matemáticos trabalhados no ensino básico. Este artigo é fruto da pesquisa “Teoria dos Números”, que vem sendo desenvolvida na Universidade Luterana do Brasil, desde 2002, vinculada ao Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM).


CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TEMAS DE INTERESSE PARA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
RESUMO: Este artigo apresenta critérios para a escolha de temas de interesse que podem ser desenvolvidas no Currículo de Matemática do Ensino Médio fundamentados em Skovsmose (2006), Doll Jr.(1997) e Silva (2009). Entende-se que os temas devem proporcionar o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos, possibilitando ao estudante ampliar, revisar e aprofundá-los. Apresenta-se uma sugestão de classificação de possíveis temas que busca subsidiar o professor na escolha de assuntos a serem desenvolvidos nas aulas de Matemática de forma a contextualizar e despertar o interesse do estudante do Ensino Médio para os conteúdos desenvolvidos. Apresentam-se, também, exemplos de cada temática, considerando-se os critérios pesquisados.


A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

 Ursula Tatiana Timm, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
RESUMO: O artigo apresenta um recorte da dissertação Curricularização da extensão universitária: possibilidades em um curso de Matemática Licenciatura, realizada com o objetivo de investigar possibilidades de inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Matemática Licenciatura, tendo como premissa a deliberação do Ministério de Educação de que a extensão seja incorporada em, no mínimo, 10% do total de créditos de formação acadêmica. A pesquisa configurou-se como um estudo de natureza qualitativa, na qual foi desenvolvido um projeto de extensão com a participação de sete acadêmicos do curso de Matemática da Ulbra e 270 participantes da comunidade externa. Os resultados obtidos e as reflexões realizadas levam a considerar que uma das possibilidades viáveis para a inserção de atividades extensionistas no currículo de um curso de Licenciatura em Matemática é a modalidade de projetos de extensão.