Ensino e aprendizagem em ciências e matemática: referenciais, práticas e perspectivas
Este é o quarto volume de uma coletânea produzida por um grupo de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A obra, intitulada Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática: referenciais, práticas e perspectivas, apresenta resultados das investigações, discussões e reflexões à luz dos referenciais teóricos adotados nos trabalhos de pesquisa que têm sido desenvolvidos, aos quais se procura dar destaque. Está organizada em nove capítulos articulados, considerando as linhas de pesquisa do Programa: Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências e Matemática, Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática, Inclusão e Formação de Professores, sendo que, o último capítulo, destaca aspectos metodológicos de processos de investigação.
Temas Contemporâneos em Educação Matemática e Educação em Ciências
Este é o terceiro volume de uma coletânea produzida por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil.
Temas Contemporâneos em Educação Matemática e Educação em Ciências são discutidos pelos autores abrangendo estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo Programa nos últimos dois anos. Este volume objetiva promover discussões aprofundadas e consistentes sobre as diferentes temáticas abordadas.
O livro está dividido em duas seções. A primeira seção compreende os capítulos de 1 a 5, que tratam de temas voltados à Educação Matemática. Os capítulos de 6 a 11 compõem a segunda seção, abordando temas de Educação em Ciências.
La Matematica e la sua Didattica
Nesse livro tivemos a contribuição da professora do Curso de Matemática e do Programa Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Profª. Dra. Claudia Lisete Oliveira Groenwald, no capítulo “Refletindo sobre a inclusão das tecnologias digitais na formação inicial de professores de matemática”.
Resume: Questo volume raccoglie i contributi dei relatori del Convegno Internazionale La Matematica e la sua Didattica, tenutosi 1’8 ottobre 2016 presso il Dipartimento di Matematica dell’Università di Bologna, dedicato ai 70 anni di Bruno D’ Amore. Al di là dell’ occasione, è una raccolta di significative testimonianze dovute ad alcuni
tra i massimi protagonisti della ricerca in diversi campi.
Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática
O livro “Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática: do Projeto Observatório da Educação aos Resultados da Pesquisa” é resultado de investigações realizadas por professores-pesquisadores, estudantes de Pós-Graduação e professores da Educação Básica integrantes do projeto “Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática, visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania” aprovado pelo Edital nº 38/2010/CAPES/INEP Observatório da Educação.
O trabalho surgiu a partir de uma ideia que, transformada em projeto, se traduziu em reflexões, análises de situações vivenciadas por professores e alunos, permeando novas ideias e questionamentos, articulados nos capítulos deste livro.
Práticas Escolares no Ensino de Ciências e Matemática
Nessa obra são apresentadas reflexões teóricas e ações metodológicas propostas, desenvolvidas e investigadas ao longo do trabalho realizado no projeto, tendo como objetivo divulgar os trabalhos realizados, na expectativa de que os mesmos possam ser utilizados pelos professores de Ciências e Matemática em suas ações no Ensino Fundamental. O livro é constituído por nove capítulos, divididos em duas seções: uma focada no ensino da Matemática e outra no ensino de Ciências.