Ensino Fundamental


Problema de Fermat-Steiner

O enunciado do problema de Fermat-Steiner é: Qual ponto no plano cuja soma das distâncias a três pontos dados A, B e C seja mínima? 
O objeto de aprendizagem possibilita a interação de maneira a identificar aproximadamente o ponto de Steiner que depois pode ser confirmado pelas construções de Torricelli e Simpson.

Acesse o objeto de aprendizagem AQUI


Diagonais de um Polígono convexo

O objeto de aprendizagem possibilita observar as diagonais por vértice e todas as diagonais do polígono, de maneira que o estudante teste suas hipóteses e generalize o número de diagonais.

Acesse o objeto de aprendizagem AQUI


Polígonos, transformações geométricas e simetria

Sequência Didática para estudo dos conceitos de polígonos, transformações geométrica e simetria por meio de recursos digitais (uso do software GeoGebra).

A sequência é dividida em seis blocos: introdução, polígonos, sistema de coordenadas, ampliação e redução, simetria e autoavaliação.

Acesse a sequência AQUI


VirtualMath

Banner 1

O projeto VirtualMath foi idealizado e realizado coletivamente, pelos alunos das disciplinas de Estágio em Matemática da ULBRA Canoas, com a colaboração das professoras deste componente curricular.

A proposta dos acadêmicos foi realizar um site com objetos didáticos com diversos temas, onde professores e alunos pudessem se divertir e estudar algumas temáticas dentro da matemática. 

Para acessar a página produto desse projeto, clique em https://labormatulbra.wixsite.com/virtualmath.


Geometria 1

Sequência Didática para estudo da Geometria dos Anos Finais do Ensino Fundamental estruturada visando integrar o uso das tecnologias digitais, por meio de atividades, jogos online, objetos de aprendizagem, vídeos, links e uso de software, como também, atividades envolvendo manipulações e construções no desenvolvimento dos conhecimentos geométricos. A Sequência é composta por cinco tópicos referentes ao trabalho com a Geometria no Ensino Fundamental:

Figuras Geométricas – acesso aqui

Ponto, Reto e Plano – acesso aqui

Polígonos – acesso aqui

Ângulos – acesso aqui

Simetria – acesso aqui

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Geometria 2

Sequência Didática para estudo da Geometria dos Anos Finais do Ensino Fundamental estruturada visando integrar o uso das tecnologias digitais, por meio de atividades, jogos online, objetos de aprendizagem, vídeos, links e uso de software, como também, atividades envolvendo manipulações e construções no desenvolvimento dos conhecimentos geométricos. A Sequência é composta por cinco tópicos referentes ao trabalho com a Geometria no Ensino Fundamental:

Triângulos – acesso aqui

Quadriláteros –acesso aqui

Perímetro – acesso aqui

Área e Volume – acesso aqui

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Múltiplos

Objeto de aprendizagem para investigações sobre padrão de sequenciamento nas unidades, dezenas, centenas. O controlador circular seleciona o número a se verificar os múltiplos, a barra de rolagem e as setas verdes mudam o bloco de visualização dos 30 múltiplos.

Proposta de atividade investigativa
Recomenda-se que o professor explique como funciona o objeto de aprendizagem. Depois por meio de perguntas norteadoras direcione os alunos a buscarem e descobrirem padrões de repetição na ordem das unidades, dezenas.
A atividade pode ser iniciada com a investigação dos múltiplos de 2, 3 e 4.
Espera-se que os alunos identifiquem padrões de repetição em cada ordem, a sequência numérica e, de acordo com o ano escolar, os motivos da sequência de repetição. A atividade deve ser conduzida de modo a incentivar ações investigativas para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao pensamento metemático na busca por generalizações.


Frações

Como os materiais em Flash não tem suporte no Chrome, utilize o Microsoft Edge (Internet Explorer) para visualizar a atividade.

fracoes

Explore as frações equivalentes em uma atividade interativa que permite a visualização das diferentes representações e quando as mesmas são equivalentes.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


faccat-2011-2

A Criptografia é conhecida como a arte de escrever em códigos, de forma a permitir que somente o destinatário conheça o conteúdo da mensagem. Atualmente, está sendo utilizada na autenticação de ordens eletrônicas de pagamento, nos navegadores de internet, na transmissão digital, entre outras situações da vida cotidiana. Além de ser um recurso que o professor pode utilizar em sala de aula, pois permite desenvolver os conteúdos matemáticos por meio de atividade de codificação e decodificação, como os exemplos apresentados a seguir.

Criptografia
  1. Atividade envolvendo Criptograma – clique aqui para download

2. Atividade envolvendo Equação do 1º Grau – clique aqui para download

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.



Educação Financeira no Ensino Fundamental

Autoria – Carolina Rodrigues Dias e Clarissa de Assis Olgin
Tipo – Atividade didática
Descrição – Apresenta-se uma atividade didática para desenvolvimento no Ensino Fundamental anos finais, com a temática Educação Financeira, visando contribuir para a formação do estudante como cidadão apto a tomar decisões financeiras a partir dos conhecimentos matemáticos. A atividade a seguir faz parte da dissertação de Carolina Rodrigues Dias desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática sob orientação da professora Clarissa de Assis Olgin.

Atividade envolvendo o tema Educação Financeira – clique aqui para download

Educação Financeira, Ensino Fundamental, Porcentagem, Compra à vista ou a prazo.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Polígonos – Objetos interativos para uso o Geogebra.

Objetos de aprendizagem interativos com os conceitos de:

  • Linha poligonal – é possivel explorar através da manipulação de pontos o conceito de linha poligonal e quando esta forma um polígono
  • Polígono – quando se forma um polígono côncavo, convexo ou quando não é um polígono
  • Classificação – em relação ao número de lados
  • Triângulos – classificação dos triângulos quanto aos lados e ângulos internos
  • Quadriláteros – classificação dos quadriláteros

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Área de figuras planas – Objetos interativos para uso o Geogebra.

É aconselhável a apresentação de acordo com a ordem abaixo para que o aluno visualize e construa o modelo matemático para o cálculo da área das figuras planas

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Teorema de Pitágoras – Objeto interativo para uso o Geogebra.

Autoria – Claudia Lisete Oliveira Groenwald e Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa
Tipo – Objeto educacional desenvolvido com o software GeoGebra
Descrição – Apresenta-se um objeto educacional com o Teorema de Pitágoras, desenvolvido com o software GeoGebra, para ser utilizados com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é que o estudante, ao manipular o objeto identifique a relação entre as áreas dos objetos geométricos associados aos lados do triângulo retângulo, realizando conjecturas e generalizando o teorema de Pitágoras.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Frações

Como os materiais em Flash não tem suporte no Chrome, utilize o Microsoft Edge (Internet Explorer) para visualizar a atividade.

Sequência didática com o conteúdo de frações

  1. Conceito de Frações
  2. Tipos de Frações
  3. Comparação de Frações
  4. Equivalência e Simplificação
  5. Adição e Subtração
  6. Multiplicação e divisão
  7. Resolução de Problemas

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Equação do 1º Grau

Como os materiais em Flash não tem suporte no Chrome, utilize o Microsoft Edge (Internet Explorer) para visualizar a atividade.

Sequência didática com o conteúdo de Equação do 1° grau

  1. Expressões Algébricas
  2. Igualdade e Equivalência
  3. Conceito de Equação
  4. Resolução de Equações I
  5. Resolução de Equações II
  6. Situações Problema

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Atividade com TANGRAM utilizando aplicativos disponíveis para Android. – clique aqui para download

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Operações com Números Inteiros

A acadêmica Roberta Marques dos Santos elaborou um excelente material com possibilidades  metodológicas para o ensino das operações com números Inteiros .

No material, você encontrará orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atividades didáticas, sugestões de jogos e curiosidades.